Simbologia dos numeros 5 e 12 na obra mensagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Simbologia dos números 5 e 12 na obra Mensagem

Os 44 poemas que constituem a obra Mensagem de Fernando Pessoa, agrupam se em blocos mais restritos a que correspondem os números dois, sete, cinco,um, três e doze. Pessoa tinha consciência desta divisão e deu – lhe um significado próprio, que não se desagrega do sentido dos seus poemas.

Número cinco

O número cinco é o número daevolução espiritual do Homem, ou seja, o número da Ordem, do Equilibro e da Harmonia. E representa também o número da Perfeição.
Este número surge em três conjuntos de poemas, nomeadamente, “As Quinas”,“Os Símbolos” e os “Tempos”. “As Quinas” simbolizam as cinco chagas de Cristo que representa o sofrimento e a redenção dos pecados Humanos através de figuras históricas (com conteúdo mítico) como D.Duarte, D. Pedro, D. João, D. Fernando e D. Sebastião. “Os Símbolos” compreendem cinco poemas em que os valores simbólicos unificantes na obra, assumem um maior relevo. Por fim, os “Tempos” simbolizamo fim de um ciclo e fomenta ao inicio de outro ciclo que estabelecerá a Ordem a partir do Caos (momento presente). Esse novo tempo será um tempo de harmonia, em que o Homem conhecerá a sua dimensãodivina, num reino espiritual (o Quinto Império).

Número doze

O número doze remete para uma unidade temporal – um ano tem doze meses. Está também associado à cidade Santa, situada no céu, aJerusalém Celeste, que terá doze portas e na qual terão lugar os doze apóstolos e estes reflectem, por sua vez, uma forma de estar no Universo diferente, forma essa que se baseia pela fidelidade aCristo, pela fraternidade e pela paz. Este número é assim, símbolo de transformações feitas no interior do ser Humano e da constante evolução do Universo. Então, este número marca o fim de um cicloinvolutivo, ao qual se advém a morte, que dá lugar ao renascimento.
Assim, o número doze assume uma relevância na segunda parte da Mensagem – Mar Português. Doze são os poemas que compreendem o Mar...
tracking img