Simbolo da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O significado do símbolo da Administração

Os administradores já se acostumaram a ver o emblema da profissão em todas as publicações e eventos da categoria. Tudo começou com uma sugestão do CRA-SP,de que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do administrador. A idéia foi encampada pelo conselho federal, que logo instituiu um concurso nacional para aescolha do emblema. Mais de 300 trabalhos foram apresentados, e, no dia 9 de maio de 1980, na sede do CFA, em Brasília, o júri que iria escolher os três primeiros colocados do concurso se reuniu.
Ojulgamento esteve a cargo do arquiteto Alexandre Wollner, do desenhista Zélio Alves Pinto, do empresário José Mindlin, do então presidente do CRA-RJ, Antônio José do Pinho, do especialista em heráldicaprofessor Rui Vieira de Cunha e do conselheiro federal Arlindo Braga Senna.
Os jurados forma unânimes em classificar entre ótimo e bom o nível dos trabalhos apresentados. O símbolo vencedor - que todosjá conhecem - foi idealizado pelos publicitários Marcos Jair Pinto, Heloísa Hannemann de Campos e Cacilda da Silva Machado, da agência paranaense de Oficina de Criação. A proposta dos autores vencedorespressupõe o quadrado como “ponto de partida”.
“(...) Sendo assim, os limites verticais/horizontais entraram em processo recíproco de tensão. Uma justificativa para a profissão, que possui tambémcertos limites em seus objetivos:
‘Uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco (...)organizar/dispor/funcionar/reunir/centralizar/orientar/direcionar/coordenar/arbitrar/planejar/encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para um objetivo comum. O quadrado é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado e sentido dinâmico quando apoiado em suavértice. As flechas indicam um caminho, uma meta a partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro), (...) As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade...
tracking img