Simbolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Simbolismo: é um movimento que atravessa o final do século XIX, e que exprime a tonalidade espiritual de uma época.A beleza torna-se um ideal, há um desencanto generalizado, o mundo entra em crise, oescritor afirma se ‘decadente’, e refugia-se em um universo imaginário.
Segundo seu contexto histórico os simbolistas representam um grupo social que procurou resgatar certos valores doRomantismo.Situa-se num contexto mais amplo vivido pela Europa do século XIX, o da forte crise espiritual a que se tem chamado de decadentismo do final do século.O simbolismo surgiu na época da virada dosséculos e dos milênios, quando todas as pessoas temiam o fim do mundo, iniciando uma onda espiritualista e mística, o mesmo teve origem na França .
Características da linguagem Simbolista :
- Nenhuma arteé inteiramente objetiva, cada artista vê de um jeito diferente, portanto a arte é interpretar.
- Os simbolistas não acreditavam na possibilidade de que a arte e a literatura pudessem fazer parte de umretrato total da realidade (mundo de hoje ).
- Eles usavam o misticismo, religiosidade, os simbolistas são espiritualistas, transcendentais e místicos ligados ao cristianismo.
- Desejo detranscendência e integração cósmica em oposição aos limites do mundo físico, eles vão alem do mundo real, em uma viagem interior (acreditavam em mais um mundo além da terra); um mundo de ficção (imaginário).- Interesse pelas zonas profundas da mente (inconsciente e subconsciente) e pela loucura, grande interesse pela exploração da mente humana.
-Atração pela morte e elementos decadentes da condiçãohumana.Exploravam temas macabros e satânicos, ambientes noturnos e misteriosos.
-Subjetivismo
- Linguagem vaga, fluida, que busca sugerir em vem de nomear.
-Cultivo do soneto e de outras formas decomposição poética.
-Pessimismo, dor de existir, retomada de elementos da tradição romântica.
Autores e Obras :

Cruz e Sousa (1861-1898): este é considerado neo-romantico...
tracking img