Simbolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dever da Velha Carmen

1. Foi um movimento ocorrido no final do século XIX que representa a quebra da mentalidade cultural dos movimentos literários como Realismo, Naturalismo e Parnasianismo
*No Simbolismo, ao contrário do Realismo, não há uma preocupação com a representação fiel da realidade, a arte preocupa-se com a sugestão.
* A importância da percepção sensorial é utilizar,através de textos literários, uma maneira de expressar as sensações dos leitores. A sugestão para a estética simbolista tem como importância revelar as correspondências entre a natureza e o humano, indo alémdo que é visível.
2. Se caracterizou por acentuar o negativismo e a postura saudosista que marcaram o período. Esssas duas posturas influenciaram fotemente a produção artística do fim do século XIX* Porque a poesia de Eugênio de Castro favorece a exploração de elementos da linguagem, produzindo uma poesia mais superficial, que não se dedica à investigação sobre o mundo das essências.
*A construção de imagens de uma infância idealizada e de uma vida idílica no campo associada ao tom coloquial presente em muitos dos poemas do autor fez com que sua obra fosse muito apreciada pelopúblico da época.
* Camilo Pessanha expressa a verdadeira vocação dessa estética: uma procura desesperada de respostas para questões de natureza existencialista. Com uma linguagem moderna, livre dosvícios dos simbolistas superficiais, a poesia de Camilo impressiona pela evocação de sentimentos de desolação, desconsolo e angústia profundos.
3. Se caracterizou como elemento transformador darealidade, por meio da ampliação da percepção humana.
* Ele usa termos associados à cor branca, como neve, névoas, alvas, brumas, lírios, palidez, lua.Essa recorrência indica uma busca incessante pela “pureza das Formas eternas, das Essências das coisas”, que define o projeto literário simbolista.
* Para Alphonsus, a morte é acolhida como o momento de passagem, de transformação, que abre...
tracking img