Simbolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Simbolismo


CONTEXTO HISTÓRICO
A poesia universal é toda ela na essência simbólica.Os símbolos povoam a literatura desde sempre. [...] Todavia, ao longo da década de 1890, desenvolveu-seem França um movimento estético a princípio apelidado “decadentismo” e depois “Simbolismo”. Por muitos aspectos ligados ao Romantismo e tendo tido berço comum com o Parnasianismo, o Simbolismogerou-se como uma reação conta a fórmula estética parnasiana, que dominara a cena literária durante a década de 1870, ao lado do Realismo e do Naturalismo, defendendo o impessoal, o objetivo, o gosto dodetalhe e da precisa representação da natureza [...].
Posto não constituísse uma unidade de métodos, antes de ideais, o Simbolismo procurou instalar um credo estético baseado no subjetivo, no pessoal,na sugestão e no vago, no misterioso e no ilógico, na expressão indireta e simbólica. Como pregava Mallarmé, não se devia dar nome ao objeto, nem mostrá-lo diretamente, mas sugeri-lo, evocá-lo poucoa pouco, processo encantatório que caracteriza o símbolo.

Características do Simbolismo
- Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos;
- Caráter individualista
-Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo;
- Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música);
- Produção de obras de arte baseadas na intuição,descartando a lógica e a razão
- Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e a assonância (repetição de fonemas vocálicos).

Simbolismo noBrasil
O único movimento literário no Brasil que começou quase simultaneamente com o europeu é o Simbolismo. Isso graças a genialidade de Cruz e Sousa que soube captar as idéias do simbolismoeuropeu e de imediato implantá-lo em nossa terra. Portanto no Brasil, o simbolismo teve início no ano de 1893, com a publicação de duas obras de Cruz e Souza: Missal (prosa) e Broquéis (poesia). O...
tracking img