Simbolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SIMBOLISMO


Os autores simbolistas eram poetas que denunciaram e se ressentiram contra a mimese naturalista baseados em teses ocultistas. Buscavam criar no palco uma realidade espiritual superior, um teatro invisível, de poesia pura. Era uma autonomia da imagem cênica em relação à realidade. A palavra era suprema, portanto tudo deveria estar a seu favor. Ao palco se limitava apenas algumasreferências que permitissem ao espectador uma liberdade de imaginação, de modo a não interferir no texto falado. A iluminação, por exemplo, era um elemento de considerável importância na composição do espaço ao criar uma atmosfera de devaneios.
Durante todo o século XIX a estrutura do palco italiano não foi questionada. Para os naturalistas do final deste século, a distância entre o palco e aplateia era favorável. Os simbolistas, no início do século XX, também aproveitaram essa estrutura, pois a proposta estética exigia o frente-a-frente tradicional: o espectador, em sua posição estática, obtinha uma concentração que o permitia um maior prazer auditivo e visual das belas obras representadas. Essa estrutura era favorável pois era o único modo de manter a relação frontal do público como pictorialismo da cena proposto pelos simbolistas que foram fortemente influenciado pelas pesquisas gráficas dos pintores de seu tempo.
O palco italiano se tornava um instrumento adequado para as propostas simbolistas. Contrários a uma representação mimética, não entulhavam o espaço com cenários. Recusavam qualquer determinação histórica ou geográfica da ação que valorizassem as aparênciasmateriais. O espaço cênico deveria ter um poder de sugestão. Por meio da palavra e da luz desenhava-se no espaço.
Ao final do século XIX descobre-se um novo recurso que abre diversas possibilidades para a cena: a luz elétrica. Appia e Craig exploram a novidade e encontram novas funções para esse instrumento que se mostra com grande potencial criador de teatralidade. A luz animava a cena aoenfatizar sombras, aumentar a profundidade e distância do palco: modulava e esculpia um espaço vazio. Buscava-se por meio dela criar uma atmosfera de sonhos, das poesias que escreviam os dramaturgos simbolistas.
O palco ganha uma vida diferente da qual o naturalismo lhe dava, os simbolistas buscam um jogo com diferentes dimensões que possibilita maior profundidade do espaço. Do mesmo modo buscavamrevelar em seus textos aspectos dos seus personagens que fossem profundos, revelar a interioridade das pessoas. Profundidade do texto, profundidade na cena. Trabalhavam com formas, volumes, contraste com áreas cheias e outras vazias, escadas e planos inclinados mapeados por zonas de luzes e sombras.
A exploração se estendia para uma nova concepção de cor. Essa passou a assumir uma funçãosimbólica com diferentes repercussões sobre a sensibilidade do espectador. O estudo era feito em cima de cada tom, avaliando o potencial de efeito dele em cima do público, portanto, a escolha das cores não era mais tarefa dos cenógrafos, mas dos encenadores de acordo com suas propostas.
Edward Gordon Craig, ator e encenador inglês, mesmo não questionando a estrutura arquitetônica, incrimina oequipamento técnico disponível em sua época que não atendia todas as suas exigências para realizar o que ele pensava ser o espetáculo ideal. Pregava uma revolução técnica da estrutura do palco para adequá-lo a estética simbolista, que visava dar ao espaço cênico um poder de sugestão, através de um monumentalismo e de o uso de formas e volumes por meio de um jogo entre sombra e luz. Como por exemplo naópera Dido e Enéas, de Richard Wagner, dirigida por Craig, que tinha como cenário apenas um pano de fundo iluminado por uma luz azul: uma sugestão aparentemente simples, porém com valor simbólico pois, essa cor expressava a alma.
As pesquisas craiguianas buscavam uma nova possibilidade expressiva do espaço. Para isso, focou-se na iluminação do palco e com seu trabalho impressionou seus...
tracking img