Simbolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ATUALIDADE DO MITO DA CAVERNA
Mesmo tendo sido escrito antes de Cristo o mito da caverna (Platão) se relaciona perfeitamente com nossa atual realidade, onde os jovens vivem narealidade confortável passada pelas imagens da televisão, aumentando a alienação, o conformismo e o consumismo, produzindo seguidores do que a mídia determina.
A televisão tem atendência de tirar o telespectador de seu meio real e o leva para outra realidade, onde se produzem regras para todos, impondo conceitos de belo, de feio, de bom, de ruim, amaioria das pessoas que assistem adotam esses conceitos como verdadeiros, não param para observar o que realmente há em volta deles, não abrem os olhos para contempla a vida.
Oconsumismo exagerado é outro problema da juventude, veiculado pela mídia que manipula os desejos. A publicidade tem a juventude como foco principal, e eles vêem o consumismo como overdadeiro sentido da vida e quando eles não possuem mais dinheiro não podem ser felizes, não podem se realizar como pessoa. Há nesse momento uma renúncia da própria liberdade parase tornarem o que a propaganda impôs.
Eles simplesmente se acomodaram a viverem acorrentados, ficam na frente da televisão deixando que implantem idéias nas suas cabeças. Asimagens na caverna já se tornaram reais para a maioria deles. Estão passivos diante de tanta corrupção, miséria e outros absurdos, quando podem contestar, indagar, opinar ou ao menosse espantar, mas quase nada fazem. A maioria dos jovens não se opõe a nada do que já está estabelecido. Devem se libertar e serem eles mesmos, ter desejos próprios. Assim elesveriam coisas novas, sentiriam novas sensações, e seria também desagradável, pois veriam que tudo que eles viveram até agora não era nada, era irreal e veriam que não sabem de nada.
tracking img