Simbolismo no brasil e portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Simbolismo.
• Português
• Brasileiro

1. Características
Os autores voltam-se à realidade subjetiva, às manifestações metafísicas e espirituais, abandonadas desde o Romantismo. Buscavam aessência do ser humano, a alma; a oposição entre matéria e espírito, a purificação do espírito, a valorização do inconsciente e do subconsciente.
Subjetivismo: Os simbolistas terão maior interesse peloparticular e individual do que pela visão mais geral.
Musicalidade: A musicalidade é uma das características mais destacadas da estética simbolista, segundo o ensinamento de um dos mestres do simbolismo,Paul Verlaine, que em seu poema "Art Poétique", afirma: "De la musique avant toute chose..." (" A música antes de mais nada...").
Transcendentalismo: Um dos princípios básicos dos simbolistas erasugerir através das palavras sem nomear objetivamente os elementos da realidade.
Negação do materialismo: reação ao materialismo e ao cientificismo realistas. Retorno à mentalidade mística: comunhãocom o cosmo, astros. Esoterismo.
Maiúsculas alegorizantes: personificação.
Mergulho no eu profundo: nefelibatas – habitantes das nuvens.



2. Época em que aconteceu.

Surgiu no final doséculo XIX, como oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao Positivismo da época.



3. Contexto Histórico da época.

Literatura:
Na literatura, o simbolismo tem início no Brasil em 1893 com apublicação de dois livros: Missal (prosa) e Broquéis (poesia), ambos de Cruz e Sousa. Estende-se até o ano de 1922, data da Semana da Arte Moderna. O Simbolismo em Portugal liga-se às atividades das revistasOs Insubmissos e Boêmia Nova, fundadas por estudantes de Coimbra, entre eles Eugênio de Castro, que ao publicar um volume de versos intitulado Oaristos, instaurou essa nova estética em Portugal.Contudo, o consolidador estará, a esse tempo, residindo verdadeiramente no Oriente - trata-se do poeta Camilo Pessanha, venerado pelos jovens poetas que irão constituir a chamada Geração Orpheu.O...
tracking img