Silvicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Condução da floresta
Existem vários sistemas silviculturais que podem ser utilizados de acordo com os diferentes produtos da floresta. O sistema silvicultural adotado determina a distribuição das idades das árvores, ou seja, a estrutura do povoamento. Segundo Matthews (1996) os sistemas silviculturais representam o processo de condução das florestas, exploração e regeneração, dentro dos quaispode se estabelecer diferentes regimes de manejo, de acordo com cada tipo de produto que se quer obter. Neste sentido, serão abordados dois regimes de regeneração - alto fuste e talhadia, nos quais se aplicam sistemas de exploração caracterizados por corte raso e desbastes, onde se pode utilizar de trato cultural caracterizado como desrama.
No manejo do alto fuste são necessários apenas tratosculturais à formação da floresta (preparo do solo, plantio, irrigação, adubação, controle de pragas, doenças e da mato-competição) e obtém-se normalmente somente um produto com o corte raso da floresta. Entretanto, para formação de florestas visando diversos produtos, faz-se necessário o uso de outras técnicas que permitirão a obtenção de madeira com maior valor agregado. Esse maior valor é obtidocom melhorias da qualidade da madeira que depende de três fatores: forma da árvore, dimensões e características físicas. Isto é, estes efeitos podem ser resumidos na obtenção de toras com maior diâmetro e livre de nós, em que é necessário o manejo adequado da floresta através das práticas de desrama e desbaste.
2. Manejo de alto fuste – corte/reforma
Este regime de manejo prioriza a produção demadeira de menores diâmetros, sendo usado para maximizar a produção por unidade de área. É o manejo utilizado para obtenção de matéria prima nas grandes empresas para produção de celulose, painéis de madeira reconstituída, carvão e energia. Sua característica é de não promover intervenções de desbaste ou desrama na floresta até o corte final (corte raso), variando com a qualidade do sitio e aespécie: eucalipto em torno de 7 anos e pinus em torno de 14 anos (SCOLFORO e MAESTRI, 1998).
Neste sistema, após o corte da floresta realiza-se o replantio (reforma) que normalmente é realizado com a troca de material genético e na entrelinha do plantio antigo. Deve-se manter o resíduo da colheita sobre a linha de tocos do plantio anterior, de modo a facilitar o preparo da entrelinha para o novoplantio. Recomenda-se, também, a retirada da madeira deixando a cepa o mais rente possível ao solo.
Segundo Scolforo e Maestri (1998), o sistema de alto fuste é compatível para manejos em sítios poucos produtivos não se recomendam o manejo com desbastes, pois as receitas proporcionadas pelo acréscimo de madeira advindo com este manejo são menores que os custos do mesmo.
3. Talhadia
É a condução docrescimento dos brotos nas cepas da floresta recém cortada, dando-se início a um novo ciclo florestal, sendo somente aplicável às espécies florestais que tenham capacidade de brotar após o seu corte. A utilização deste sistema justifica-se por proporcionar menores custos na produção madeireira, produção de madeira de menores dimensões, dispensa de preparo de solo e aquisição de mudas, e ciclos decortes mais curtos com antecipação de retornos financeiros mais rápidos (LAMPRECHT, 1990; EVANS, 1992).
À adoção do sistema de talhadia recomenda-se a escolha de espécies com boa capacidade de rebrotar, áreas com baixa mortalidade, material genético de qualidade e espaçamento adequado. São vários os fatores que influenciam a produtividade das cepas, sendo principalmente devido ao materialgenético, à altura de corte das cepas, ao tipo do solo, à face de exposição do terreno, à sobrevivência, ao sombreamento das cepas, às formigas cortadeiras e cupins, à época de corte, ao mato-competição, aos danos às cepas e às condições climáticas.
Segundo Stape (1997) são três os fatores condicionantes ao desenvolvimento das cepas: genéticos, operacionais e ambientais. Estes fatores determinam três...
tracking img