Silva. cristian luiz da; souza-lima. josé edilmilson (organizadores). políticas públicas e indicadores para o desenvolvimento sustentável. são paulo; sp: saraiva, 2012.

2586 palavras 11 páginas
SILVA. Cristian Luiz da; SOUZA-LIMA. José Edilmilson (Organizadores). Políticas Públicas e indicadores para o desenvolvimento sustentável. São Paulo; SP: Saraiva, 2012.

“Políticas públicas podem ser definidas como todas as ações de governo e podem ser divididas em atividades diretas de produção de serviços pelo próprio estado e em atividade de regulação que influenciam as realidades econômicas, social, ambiental, espacial e cultural. (LUCCHESE, 2004)” p. 4
As políticas públicas são conjunto de ações, programas, atividades desencadeadas pelo Estado diretamente ou indiretamente, elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada, em que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico.
Materializam-se pelo processo de iniciativa dos poderes executivo, ou legislativo, separada ou conjuntamente, a partir de ações concretas de sujeitos sociais, em seus diversos seguimentos. Audiências públicas, encontros e conferências setoriais são também instrumentos que vem se afirmando nos últimos anos como forma de envolver os diversos seguimentos da sociedade em processo de participação e controle social.
É de suma importância, não aceitar ações, programas, atividades, planos, que sejam organizados e planejados de forma a lograr em diferenças socioeconômicas, ações prejudiciais ao meio ambiente. Mas que tenha por objetivo o desenvolvimento sustentável por completo, em âmbitos de desenvolvimento, procurando assegurar os direitos de cidadania com olhar mais profundo naqueles que estão marginalizados pela sociedade, que sofrem com diferentes graus de desigualdades, econômicos, que não venham a extrapolar além do se pode investir, de forma a prejudicar financeiramente, ambientais, sejam executadas de forma a não esgotar com os recursos naturais, poluam os espaços naturais. 1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO

Relacionados