Silteras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etec Rubens de Faria e Souza

TRABALHO DE FÍSICA
FENÔMENOS QUE OCORREM POR REFLEXÃO OU REFRAÇÃO

SILTON NUNES VAZ
3ºA, nº35

Porto Feliz
Maio de 2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO____________________________________________ 05

2. Dispersão Luminosa_____________________________________ 07

3. Arco-Íris_______________________________________________ 09

4.Miragem_______________________________________________ 11

Introdução

Durante sua propagação no espaço, a onda propicia fenômenos que acontecem naturalmente e freqüentemente. O conhecimento dos fenômenos ondulatórios culminou em várias pesquisas de importantes cientistas, como Christian e Thomas Young, estes defendiam que a luz tinha características ondulatórias e não corpusculares como IsaacNewton acreditava, isso foi possível mediante a uma importante experiência feita por Young, a da "Dupla fenda", baseada no fenômeno de interferência e difração, inerente às ondas. Mais tarde, outro cientista célebre chamado Heinrich Rudolf Hertz, runescape fotoelétrico que foi muito bem entendido e explicado pelo físico Albert Einstein, o que lhe rendeu o Nobel de Física. Essa contradição permitiu à luz tercaráter dualista, ou seja, ora se comporta como onda ora como partícula. Outro exemplo importante foi o de Gauss, no campo da óptica, com suas descobertas e teorias sobre a reflexão da luz em espelhos esféricos e criador das fórmulas que permite calcular a altura e distancia de uma imagem do espelho com relação ao objeto.

Dispersão luminosa
A dispersão luminosa é o fenômeno da separação da luzpolicromática branca em suas cores componentes, o que ocorre quando a luz branca sofre refração, como por exemplo, num prisma de vidro ou em gotas de água. A luz policromática branca é composta de infinitas freqüências, das quais destacamos o vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
No vácuo e aproximadamente no ar o índice de refração absoluto n=1, todas as cores se movem com amesma velocidade (300.000 km/s) e por essa razão estão sempre juntas, formando a luz policromática branca.
O índice de refração absoluto de um meio é função da freqüência da radiação luminosa que o atravessa, do comprimento de onda da mesma, de sua velocidade de propagação nesse meio.
Assim, como a luz branca é composta de infinitas freqüências, cada uma delas, num meio com índice de refraçãodiferente que o do vácuo e do ar, se move com velocidades diferentes e sofre desvios diferentes. O menor desvio é o do vermelho e o maior é o do violeta.

Arco-Íris
A aparência do arco-íris é causada pela dispersão da luz do sol que sofre refração pelas (aproximadamente esféricas) gotas de chuva.
A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de chuva, dentro da gota ela érefletida (reflexão interna total), e finalmente volta a sofrer refração ao sair da gota. O efeito final é que a luz que entra é refletida em uma grande variedade de ângulos, com a luz mais intensa a um ângulo de cerca de 40–42°, independente do tamanho da gota. Desde que a água das gotas de chuva é dispersiva, a grau que a luz solar retorna depende do comprimento de onda e da freqüência,principalmente. A luz azul retorna em um ângulo maior que a luz vermelha, mas devido à reflexão interna total da luz na gota de chuva, a luz vermelha aparece mais alta no céu, e forma a cor mais externa do arco-íris.
O arco-íris não existe realmente como em um local do céu, mas é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador. Todas as gotas de chuva refratam e refletem a luzdo sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega até o olho do observador. Estas gotas são percebidas como o arco-íris para aquele observador. Sua posição é sempre na direção oposta do sol com relação ao observador, e o interior é uma imagem aumentada do sol, que aparece ligeiramente menos brilhante que o exterior. O arco é centralizado com a sombra do observador, aparecendo em...
tracking img