Silogismo demostrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O SILOGISMO DEMONSTRATIVO NOS ANALÍTICOS [1]

Rafael Martini[2]

Resumo: Este artigo tem como finalidade expor de maneira simples e concisa a temática do silogismo demonstrativo presente nos Analíticos de Aristóteles. Nos Analíticos Anteriores Aristóteles busca explicar o que é um silogismo e como ele é formado de maneira geral. Por outro lado, nos Analíticos Posteriores ele irá ater-seespecificamente à construção do silogismo demonstrativo e a sua relação com o processo do conhecimento de modo a associá-lo à própria existência das ciências.

Palavras-chave: Analíticos. Aristóteles. Silogismo. Silogismo demonstrativo.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Bem como o nome aponta, os analíticos aristotélicos tem a finalidade de conhecer a natureza das conclusões alcançadas por meio dosilogismo. Dessa forma, nos analíticos anteriores, Aristóteles opta por discutir a estrutura e as condições para que haja um silogismo, seja ele qual for. Já, nos analíticos posteriores, ele preza pelo estudo do silogismo demonstrativo, também chamado científico devido à sua estreita relação com o ato de conhecer. Veremos que há a necessidade de seguir determinadas regras para que se possa construir umsilogismo demonstrativo. Por fim, percebe-se a importância do silogismo demonstrativo para a ciência.

1 A DOUTRINA DO SILOGISMO

Quando, no processo do pensamento, uma conclusão é atingida por intermédio de proposições e juízos, ocorre o raciocínio. Esta conclusão necessariamente tem que ser afirmativa ou negativa, não existe meio termo. Nos analíticos anteriores, Aristóteles chama oraciocínio de silogismo, que tem origem na linguagem grega e significa, “[...] por extensão, conclusão deduzida a partir de premissas” (ARISTÓTELES, 2005, p. 111). Para identificar as premissas de uma conclusão, as suas causas, deve-se recorrer à analítica[3]. Para Aristóteles, “a premissa é uma oração que afirma ou nega alguma coisa de algum sujeito” (ARISTÓTELES, 2005, p. 111), podendo ser particular,universal ou indefinida.
Para que exista a possibilidade de se obter um silogismo perfeito, é indispensável que haja premissas que por si só evidenciem uma conclusão, ao contrário do silogismo imperfeito que “[...] requer uma ou mais proposições as quais, ainda que resultem necessariamente dos termos formulados, não estão compreendidas nas premissas” (ARISTÓTELES, 2005, p. 113).
Umsilogismo é constituído por três partes fundamentais: premissa maior, premissa menor e conclusão. Para melhor entender, tomemos como exemplo o tradicional silogismo: Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal. (Todos os S são P / X é S / Logo, X é P). A primeira oração deste silogismo é dotada de um termo[4] universal: mortal. A segunda, por sua vez, conta com um termoparticular: Sócrates. E, a conclusão une o termo universal ao termo particular. Contudo, para que seja possível juntar os termos maior e menor na conclusão, as premissas devem conter aquele que é chamado o termo médio, pois é ele quem estabelece a ligação entre esses extremos. Dessa maneira, a tarefa de encontrar o termo médio caberá à demonstração, afinal é esse termo mediano que caracteriza osilogismo demonstrativo.


2 O SILOGISMO DEMONSTRATIVO E O PROCESSO DO CONHECIMENTO

Nos analíticos posteriores, Aristóteles ocupa-se especialmente do silogismo demonstrativo e a sua importância no ato de tomar conhecimento de algo. Para ele, o objetivo das ciências é encontrar aquele que é o termo médio dos silogismos que propõem, porquanto somente ele tornará possível a demonstração de algo.Destarte, em um silogismo demonstrativo a premissa maior deve conter um termo maior e o termo médio, a premissa menor tem que incluir um termo menor e o termo médio e a conclusão deve conter o termo maior e o termo menor, nunca o termo médio, pois ele somente faz o papel de ponte entre o maior e o menor. De Aristóteles: “chamo de termo maior aquele no qual está contido o termo médio, e de...
tracking img