Silicose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio

Silicose

Mogi das Cruzes - 2012

Silicose.
Introdução
A Silicose é uma doença de origem tipicamente ocupacional. É uma doença pulmonar fibrótica crônica, progressiva, irreversível eincurável. É  causada pela inalação da poeira da sílica (partículas cristalinas do dióxido de silício). A exposição  à sílica e ao silicato acontece em quase todas as operações  de  mineração, deobras e túneis. As fábricas de vidro, o corte de pedras, a produção de abrasivos e metais e o trabalho em fundições são outras ocupações com risco de exposição. A doença se manifesta após oito a dez anosde exposição ao mineral. A sílica é considerada um agente cancerígeno.
A Silicose é considerada uma doença ocupacional que causa graves transtornos de saúde ao trabalhador, determinando incapacidadepara o trabalho, invalidez ou morte,  motivou a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a lançarem em 1995, conjuntamente, um programa de erradicação daSilicose.
As três formas mais importantes da sílica cristalina, do ponto de vista da saúde ocupacional são o quartzo, a tridimita e a cristobalita. Estas três formas de sílica também são chamadas desílica livre ou sílica não combinada para distingüí-las dos demais silicatos.
Formas clínicas
Classicamente são descritos três formas clínicas de apresentação da Silicose:
     Silicose crônica: Tambémconhecida como forma nodular simples, é a mais comum e ocorre após longo tempo do início da exposição, que pode variar de 10 a 20 anos, a níveis relativamente baixos de poeira. É caracterizada pelapresença de pequenos nódulos difusos (menores que um cm de diâmetro), que predominam nos terços superiores dos pulmões. A histologia mostra nódulos peribroncovasculares, com camadas concêntricas decolágeno e presença de estruturas birrefringentes à luz polarizada. Com a progressão da doença, os nódulos podem coalescer formando conglomerados maiores e, eventualmente, substituindo parte do...
tracking img