Silicose na atividade minerária do município de itapeva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 9
1. OBJETIVOS 14
1.1 Objetivo Geral 14
1.2 Objetivos Específicos 14
2. PROBLEMAS 14
3. JUSTIFICATIVA 14
4. HIPÓTESES 15
5. METODOLOGIA 16
6. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL 16
6.1 Equipamento de proteção Individual 16
6.1.1 Selecionando o respirador adequado 17
6.1.2 Máscaras descartáveis ou Respiradores semi-faciais sem manutenção 17
6.1.3Respiradores semi-faciais sem manutenção 18
6.1.4 Respiradores semi-faciais reutilizáveis (purificadores de ar) 18
6.1.5 Respiradores de peça facial inteira (purificadores de ar) 18
6.1.6 Respiradores com suprimento de ar 19
6.2 Como identificar um bom respirador 19
6.3 Fiscalização 20
7. RESULTADOS E DISCUSSÃO 20
Quadro 1. Minérios Extraídos e teor de sílica em sua composição. 21Quadro 2: Etapas realizadas para o beneficiamento do minério 21
Quadro 3: Equipamentos de Proteção Individual 22
Quadro 4: Instrumentos de Educação continuada 22
CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24

INTRODUÇÃO

O setor mineral no Brasil, desde há muito tempo, assume papel de profunda importância para a economia do país. Responsável pela obtenção de matérias-primas para as mais diversasindústrias, a mineração vem crescendo a cada ano, tornando-se indispensável na sustentação de outras atividades como indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, construção civil, fertilizantes, entre outras.
Desde o início do processo de extração mineral até o produto final encontrado no mercado, centenas de empregos são gerados direta e indiretamente, desempenhando também significativo papel noâmbito social.
No entanto para atender as exigências do mercado e suprir as necessidades de outras cadeias produtivas, são ocasionados muitos impactos durante o processo de extração e beneficimento do bem mineral, principalmente quando não existe um plano eficiente de recuperação das áreas mineradas.
Esses impactos podem ser gerados por inúmeros motivos, como a alteração da paisagem, pelacirculação de pessoas, equipamentos e aberturas de lavras no meio natural, o desmatamento que origina os assoreamentos e erosão dos solos e até mesmo os fortes ruídos e vibrações vindos das operações de extração e beneficimento do minério, gerando a poluição sonora.
Mas ainda tem a poluição do ar, que além de contaminar a atmosfera, é causadora de muitas doenças ocupacionais, destacando-se aquia silicose, uma doença que acomete um grande número de trabalhadores do setor mineral.
Caracterizada como doença ocupacional, a silicose é causada pela aspiração de minúsculas partículas de pó que contenha a sílica cristalina, cuja representação química se faz pela fórmula SiO2 [1]. A exposição e inalação dessas partículas, causam a doença, uma vez que elas penetram nos pulmões provocando ainflamação e enrijecimento do tecido pulmonar, causando enorme dificuldade para respirar. Dessa maneira é também caracterizada como uma pneumoconiose[2], pois normalmente a respiração do pó de sílica ocorre em ambientes de trabalho, ou locais próximos de onde são realizadas as atividades que liberam o SiO2.
Niosch (2002, apud. TIRIBIÇÁ, 2006, p. 2) descreve a doença:

Asilicose é uma doença pulmonar causada pela inalação, retenção e reação pulmonar a partículas na fração respirável contendo sílica cristalina em suspensão no ar. É caracterizada por fibrose do tecido pulmonar e, uma vez a doença iniciada, é irreversível e geralmente progressiva.

A sílica é encontrada na natureza de forma livre quando combinada com silicatos como o caulim, talco, mica,calcário, feldspato, ardósio e asbesto e na forma cristalina que é o caso do quartzo, cristobalita e tridimita. A sílica cristalina também pode ser encontrada na areia, carvão e minerais como arenito, granito e xisto. The three most common forms are quartz, tridymite Por ser muito comum seu uso em diversas atividades, torna-se ainda maior os riscos de contaminação do ar por essa substância.
O...
tracking img