Silicone

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os silicones são polímeros semi-orgânicos, quimicamente inertes que têm sua origem no silício mineral. Os silicones resistem à decomposição pelo calor (suportam temperaturas que podem variar de -65ºC a 400ºC), à água e oxidação, além de serem bons isolantes elétricos. Apresentam-se como fluídos, resinas ou borrachas sintéticas. Atualmente estima-se que os silicones são utilizadosem mais de 5.000 produtos. O silicone é usado em inúmeros segmentos industriais sem perder suas características de permeabilidade, elasticidade e brilho. Quando incinerado, não gera gases que poluem a atmosfera. São ótimos agentes de polimento, vedação e proteção, atuando como impermeabilizantes e lubrificantes. Na medicina são empregados como material básico de próteses.

HISTÓRIA

Aprimeira síntese registrada foi feita em 1900 pelo cientista alemão Wöhler, começando a ser explorado industrialmente a partir da 2ª Guerra Mundial, quando foram construídas as primeiras fábricas na Alemanha e nos Estados Unidos. No Brasil, o silicone começou a ser usado a partir da década de 50 e a primeira fábrica de mistura foi construída na década de 60, no município de Duque de Caxias no Rio deJaneiro.

OBTENÇÃO

Observe que a areia (SiO2) misturada a carbono dá origem ao produto final, o silicone. A cadeia respectiva apresenta, em sua cadeia linear, átomos de silício e oxigênio alternados. A quantidade de ramificações orgânicas – CH3 pode variar na molécula, daí a explicação para a variedade de silicones existentes no mercado.

VARIEDADES

A mistura de (SiO2) e carbono(C) dáorigem ao polímero silicone, este pode variar de líquido viscoso a sólido, semelhante à borracha. Essa variação na forma física depende do tamanho da molécula, vejamos:

- Silicone oleoso: formado por moléculas menores.
Aplicação: como graxa lubrificante, cera de polimento, etc., na forma líquida é usado para polir para-choques e painéis plásticos de automóveis.

- Silicone pastoso: compostopor moléculas intermediárias.
Aplicação: fabricação de adesivos, selantes, colas de silicone, etc.

- Borracha de silicone: também conhecida como elastômero, corresponde às cadeias maiores do polímero.
Aplicação: por ser muito resistente, é aplicada para a fabricação de equipamentos industriais e peças de automóveis.

MEIO AMBIENTE

Uma das características do silicone é sua longevidadee compatibilidade com os meios de aplicação. Por ser inerte, não traz malefícios para o meio ambiente, não contamina o solo, nem a água nem o ar. Além dessas propriedades, também não há registro de que tenha provocado algum tipo de reação alérgica no ser humano. Com essas características, o silicone pode ser manipulado com segurança, sem o risco de provocar poluição ou danos à saúde humana. Muitostipos de silicone são recicláveis e outros são de simples disposição, sem agressão ao meio ambiente.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

Estética

O silicone é muito utilizado pela indústria de produtos de beleza, saúde, higiene e limpeza, devido às suas características intrínsecas como o baixíssimo odor, baixa toxicidade e resistência a grandes variações de temperatura, sem alterações em suaspropriedades. Na cosmética é largamente usado na fabricação de hidratantes, protetores solares e xampus. Nesta última aplicação, o silicone melhora a penteabilidade, o toque e o brilho, proporcionando aparência natural e saudável aos cabelos.

Têxtil

A indústria têxtil brasileira consome cerca de 1.700 toneladas/ ano de silicone, equivalentes a 10% da produção nacional. O produto, que não provocaalergias na pele humana, é amplamente utilizado na fabricação de meias femininas e lingeries. Os elastômeros de silicone são usados como revestimento de certos tecidos técnicos usados em aplicações de alta tecnologia. O melhor exemplo disso é o "air-bag", projetado para inflar e proteger motoristas em caso de colisão.
O silicone reveste tanto tecidos para esteiras transportadoras de produtos...
tracking img