Silicatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Os silicatos constituem a classe de maior importância, representando cerca de 25% dos minerais conhecidos e quase 40% dos minerais comuns. Eles possuem cerca de 95% do volume da crosta terrestre. Esta predominância não é surpreendente, refletindo a abundância do oxigénio e do silício na crosta terrestre.   O que norteia o aparecimento de um ou outro mineral são as condiçõestermodinâmicas ditadas pela concentração dos elementos, pressão confinante, temperatura, natureza e pressão dos fluidos, pH, etc. A estrutura cristalina determina as propriedades físicas e químicas dos silicatos. Por vezes, os tetraedros se juntam em cadeias, cadeias duplas, folhas ou em estruturas tridimensionais. Eles são sub classificados em grupos baseados no grau de polimerização do tetraedro, Sendoeles classificados em: Nesossilicatos, sorossilicatos, ciclossilicatos, inossilicatos, filissilicatos, tectossilicatos.

Resumo:Silicatos são materiais interessantes, que apresentam diversos atrativos, como por exemplo, grande variedade estrutural, elevada estabilidade química e resistência à água, transparência na região do visível, facilidade e baixo custo de obtenção.
Absorvido pelas raízesjunto com a água, o silício tende a acumular-se nas folhas, formando uma barreira física contra o ataque de insetos e fungos e regulando a perda de água da planta por transpiração. Em outras palavras, a adubação complementar com silício pode, além de aumentar a produtividade, reduzir gastos com pesticidas. A acumulação de silício na cutícula (epiderme) também determina alterações na arquiteturadas plantas, podendo ficar mais ereta, evitando o acamamento (quando o pé de arroz ou cana deita no solo, reduzindo a produtividade). E a adubação à base de silicatos ainda serve para a correção de acidez, substituindo o uso do calcário, um elemento fundamental em quase todos os solos brasileiros. Sabe-se que base de sustentação dos silicatos é o tetraedro de silício (SiO4)4-.

Abstract:Silicates are interesting materials, which have many attractions, such as structural variety, high chemical stability and water resistance, transparency in the visible region, ease and low cost of production.Absorbed by the roots with the water, the silicon tends to accumulate in leaves, forming a physical barrier against attack by insects and fungi and regulating plant water loss through transpiration.In other words, complementary fertilization with silicon may, in addition to increasing productivity, reduce spending on pesticides. The accumulation of silicon in the cuticle (epidermis) also determines changes in the architecture of plants and may be more upright, preventing lodging (when the foot of rice or sugar cane lay on the ground, reducing productivity). And the fertilizer-based silicatesstill serves to correct acidity, replacing the use of lime, a key element in almost all Brazilian soils. It is known that silicates support base of the tetrahedron is silicon (SiO4) 4 -.

Desenvolvimento
Os minerais são substâncias naturais provenientes de processos inorgânicos definidos e apresentando composição da qual participa um ou mais elementos químicos.
As rochas se constituem de umou da reunião de dois ou mais minerais. O número de minerais conhecidos é muito grande, contudo, poucas são as espécies presentes na maioria das rochas, particularmente nas rochas ígneas.
Os minerais de rochas e aqueles constituindo o material de formação de solos podem ser divididos em dois grupos: primários e secundários. Não obstante, é necessário dar ênfase ao número relativamente pequeno deminerais primários constituintes das rochas ígneas, através dos quais se originam grupos numerosos de minerais secundários.
Entre os minerais primários deve ser ressaltado o conhecimento dos silicatos, por constituírem o maior número das espécies presentes em rochas ígneas e na maioria dos solos.
Estes corpos conforme visto anteriormente se denominam silicatos e aluminossilicatos de Fe, MG,...
tracking img