Silica ativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de Cura em Concretos Produzidos com Cimento Portland de Alto-Forno com Utilização de Sílica Ativa
Curing Systems in Concretes made with Blast Furnace Portland Cement with Silica Fume
Bardella, Paulo Sérgio(1); Barbosa, Denise Cristina (2); Camarini, Gladis (3)
(1) Engenheiro Civil, MSc, Doutorando, Departamento de Arquitetura e Construção, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura eUrbanismo, Universidade Estadual de Campinas email: pbardela@uol.com.br (2) Engenheira Civil, Mestranda, Departamento de Arquitetura e Construção, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas email: denisecrisb@yahoo.com.br (3) Drª Gladis Camarini, Livre Docente, Professora Associada, Departamento de Arquitetura e Construção, Faculdade de Engenharia Civil,Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas email: camarini@fec.unicamp.br Endereço para correspondência Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, UNICAMP Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, Campinas, São Paulo, Brasil, CxP 6021

Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência à compressão e a absorção capilar de concretos submetidos a duascondições de cura normalmente encontradas na prática nas indústrias de pré-moldados: cura térmica a 80º C e cura ao ar. Os concretos foram avaliados quanto à resistência à compressão axial nas idades de 1, 3, 7, 28, 90 e 180 dias, e absorção capilar nas idades de 28, 90 e 180 dias. Para essas avaliações, foram empregados concretos produzidos com cimento Portland de Alto-Forno – CP III sem e comsílica ativa (10% de substituição em massa) para cada um dos diferentes tipos de cura utilizados. Os resultados obtidos permitiram observar que o tipo de cura adotado influenciou na durabilidade dos concretos em idades avançadas e que a utilização de sílica ativa em substituição ao cimento melhorou o desempenho dos concretos, tanto para a resistência à compressão quanto em relação à durabilidade,independente do tipo de cura empregado. Tanto o tipo de cura utilizado quanto a utilização de sílica ativa afetam a estrutura porosa dos concretos. Palavras-Chave: absorção capilar, cura, cura térmica, concreto pré-moldado, sílica ativa.

1o. Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto pré-moldado.

1

1 Introdução
O concreto é um dos materiais de construção civil mais utilizado emtodo o mundo. Essa enorme aceitação do concreto como um dos mais nobres materiais de construção civil justifica-se pela sua versatilidade, durabilidade e resistência. Dessa forma, a indústria de estruturas pré-moldadas em concreto se destaca apresentando características específicas de fabricação. Com o desenvolvimento de novas técnicas e metodologias no sentido de se industrializar as construções,necessita de uma atualização constante de inovações na utilização de novos materiais e novas tecnologias para o permanente desenvolvimento de seus produtos. Portanto, a construção de elementos pré-moldados deve considerar dois fatores: a produção em larga escala com a repetitividade de elementos, e a adoção de técnicas que garantam boa qualidade aos produtos, no mínimo igual à produção in locoexecutada por outros processos convencionais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência à compressão e a absorção capilar de concretos submetidos a diferentes condições de cura normalmente encontradas na prática: cura térmica e cura ao ar. Para essas avaliações, foram empregados concretos produzidos com cimento Portland de Alto-Forno (CP III) sem e com sílica ativa (10% de substituição aocimento em massa) para cada um dos diferentes tipos de cura utilizados. Os resultados obtidos permitiram observar que o tipo de cura utilizada influenciou as propriedades observadas dos concretos e a utilização de sílica ativa em substituição ao cimento melhorou o desempenho dos concretos independente do tipo de cura empregado.

1.1 Concreto Pré-Moldado
A pré-moldagem é caracterizada como um...
tracking img