Silica ativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE IDEAL – FACI
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I







FABIO LEAO
GLAYCIANNE NUNES CARVALHO
HERONILDES DO SOCORRO
IDELZA TORRES
SUELI OLIVEIRA
TIAGO AUGUSTO










SÍLICA ATIVA
















BELÉM – PARÁ
2011

FABIO LEAO
GLAYCIANNE NUNES CARVALHO
HERONILDES DO SOCORRO
IDELZA TORRES
SUELI OLIVEIRA
TIAGOAUGUSTO







MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
SÍLICA ATIVA








Trabalho acadêmico apresentado ao professor como requisito de avaliação a materia de Materiais de Construção Civil I, 5ª semestre, turma ECN5A.


Profº.: Jefferson Maia Lima














BELÉM – PARÁ
2011
SUMÁRIO



1.INTRODUÇÃO ............................................................................ 4


2. OBTENÇÃO ................................................................................. 6


2.1 CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUIMICAS........................... 7


2. CARACTERÍSTICAS MINERALÓGICAS ...........................


3. ESTUDO DE CASO .............................


3.1ESTUDO DE CASO I


3.2 ESTUDO DE CASO II


4. BENEFÍCIOS.......................................................................... 11


5. CONCLUSÃO .............................................................................. 12


6. BIBLIOGRAFIA .......................................................................... 131. INTRODUÇÃO


A sílica ativa é um material cimentício suplementar do concreto relativamente novo. Ela começou a ser utilizada no final dos anos 70 na Escandinávia; na América do Norte, sua utilização como tal material se deu apenas no início dos anos 80, é um pó fino pulverizado decorrente do processo de fabricação do silício metálico ou ferro silício. Portanto é umproduto de origem metalúrgica, o que lhe confere maior estabilidade quanto a sua composição química e física, é uma matéria-prima muito fina composta por partículas com morfologia de esferas ‘quase’ perfeitas com diâmetros que podem variar de 0,02 a 0,5 μm (com diâmetro médio de 0,1 μm) e área superficial em torno de 20 m²/g [1]. Tipicamente, de 85 a 95% de SA está na forma amorfa, com algumasimpurezas, como silício metálico e carbono [2].


Esse material, ao longo dos anos, recebeu inúmeras denominações, como por exemplo, pó de sílica, aerossol, sílica volatizada, microssílica, fumo de sílica ou fumo de sílica condensado. Segundo alguns autores (MALHOTRA e CARETTE, 1983; AICTIN, 1983), o último termo é mais apropriado porque condiz com o processo de geração do subproduto, tanto quetem sido empregado na maioria das publicações internacionais, como também nas normas canadense (CSA-A23.5, 1992), americana (ASTM 1240, 1993), norueguesa (NS 3474,-89) e nas recomendações do Comitê do ACI 234 (1996). No Brasil, esse subproduto inicialmente ficou mais conhecido como microssílica, porém, recentemente, o seu uso como adição mineral ao concreto foi normatizado pela ABNT (NBR 13956.1997; NBR 13957; 1997) com a denominação de sílica ativa.























2. OBTENÇÃO


A SA constitui-se no subproduto do processo de obtenção do silício metálico e ferro silício. A produção dessas ligas se dá em grandes fornos elétricos de fusão, tipo arco-voltaico, onde ocorre a redução do quartzo pelo carbono a temperatura de 2000°C. As matériasprimas utilizadas no processo de transformação são o quartzo de alta pureza, o carvão ou coque (fonte de carbono), cavacos de madeira e eventualmente, o minério de ferro no caso da produção de ferro silício. Essas indústrias, por requererem altíssimos consumos de energia, geralmente se localizam em regiões com grande disponibilidade de energia proveniente de hidroelétricas (MALHOTRA. 1993)....
tracking img