Sikulume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Esta monografia tem como tema o incentivo à oralidade e a escrita em sala de aula por meio de contos afro-brasileiros e divulgando para preservar a cultura africana. Buscou-se trabalhar a leitura em sala de aula por meio de contos afro-brasileiros que estão impressos no livro “Sikulume e outros contos africanos” adaptação de Julio Emilio Braz. Referindo-se à divulgação do continenteafricano, por meio desses contos, sua história, costumes e cultura. A questão norteadora desta monografia é o incentivo à oralidade e a escrita em sala de aula por meio do conto africano Sikulume e outros contos africanos poderemos divulgar e valorizar a presença cultural africana na cultura brasileira. Como hipótese ficou registrado que se for desenvolvido um trabalho de oralidade e escrita em salade aula por meio do conto africano Sikulume e outros contos africanos então promoveremos a divulgação e a valorização da presença cultural africana na cultura brasileira. O objetivo geral é incentivar a oralidade e a escrita através do conto africano Sikulume e outros contos africanos como forma de divulgar e valorizar a presença cultural africana na cultura brasileira. Tendo como específicos são:desenvolver o conhecimento e o respeito da cultura afro-brasileira; demonstrar a importância da cultura afro-brasileira na formação da sociedade brasileira; aproximar os alunos afro-brasileiros dos seus referenciais culturais; fomentar o gosto pela leitura e produção textual em alunos e possibilitar o acesso dos educandos a diferentes textos; proporcionar o conhecimento de contos africanos etrabalhar valores por meio do conto Sikulume e outros contos africanos.

PALAVRAS-CHAVES: oralidade, escrita, contos afro-brasileiros, conhecimento, respeito e divulgação da cultura afro-brasileira.

____________________________________________________________

INTRODUÇÃO

Iniciar esta introdução com um trecho do conto africano Sikulume demonstra a qualidade da produção mítica africana epossibilita a realização de um trabalho de estímulo à leitura e a produção textual, além de promover o conhecimento de uma parte do acervo cultural africano e, consequentemente, a valorização da contribuição desses povos à cultura brasileira.
Muitos contos foram oralmente difundidos pelo povo africano que os transmitia através de gerações, porém poucos foram os registros escritos a este respeito esomente algumas décadas atrás surgiram o interesse em transcrevê-los.
As primeiras coletâneas destes contos foram feitas por europeus e americanos, atualmente, contudo, os próprios africanos já fazem estes registros. A divulgação deles no Brasil é de grande importância, pois quebra a quase hemogênica presença eurocêntrica neste universo literário.
Utilizando alguns contos do livro “Sikulume eoutros contos africanos” adaptação de Julio Emilio Braz, pretendo com esta monografia responder a seguinte problemática: O incentivo à oralidade e a escrita em sala de aula por meio do conto africano Sikulume e outros contos africanos poderemos divulgar e valorizar a presença cultural africana na cultura brasileira?
Respondendo a este problema proponho a seguinte hipótese: Se for desenvolvido umtrabalho de oralidade e escrita em sala de aula por meio do conto africano Sikulume e outros contos africanos então promoveremos a divulgação e a valorização da presença cultural africana na cultura brasileira.
O objetivo geral é incentivar a oralidade e a escrita através do conto africano Sikulume e outros contos africanos como forma de divulgar e valorizar a presença cultural africana na culturabrasileira.
Os objetivos específicos são:
* Desenvolver o conhecimento e o respeito da cultura afro-brasileira;
* Demonstrar a importância da cultura afro-brasileira na formação da sociedade brasileira;
* Aproximar os alunos afro-brasileiros dos seus referenciais culturais;
* Fomentar o gosto pela leitura e produção textual em alunos e possibilitar o acesso dos educandos a...
tracking img