SignificadoMordomia

1342 palavras 6 páginas
3- O SIGNIFICADO DA MORDOMIA CRISTÃ
Lucas 12:42-48
I INTRODUÇÃO
Mordomia é um assunto importante e proeminente em toda a Bíblia. Seus elementos básicos estão evidentes na parábola de Jesus sobre os mordomos fiéis e infiéis (Lucas 12:42-48). ~ Mordomia é para a mensagem bíblica o que o fermento é para , o pão. Ela produz ação e crescimento.
Mordomia envolve um relacionamento servo/senhor. Neste relacionamento, aos mordomos (servos) é dada a responsabilidade de cuidar outras pessoas e dos bens do dono (senhor). Os mordomos são responsáveis pela sua conduta pessoal perante o seu senhor em cada aspecto do seu relacionamento.
I. NÓS SOMOS MORDOMOS DA VIDA
Os mordomos são responsáveis pela maneira como se conduzem em relação às coisas e às pessoas. Em Lucas 12:45- I", 46 o mordomo que abusa da alimentação e da bebida e de sua autoridade sobre outras pessoas é punido pelo seu senhor. ~ Semelhantemente, em Tito 1 :7-9, o líder da igreja, como o "mordomo de Deus," não deve ser soberbo, irascível, dado ao vinho, espancador, cobiçoso de torpe ganância.
A vida toda é dada ao povo por Deus em confiança. Como mordomos, todas as pessoas são responsáveis diante de Deus pela maneira que vivem suas vidas.
Como usamos o nosso tempo ou dele abusamos, como usamos nossas influências, nossas habilidades, nossas vantagens ou nossa autoridade, tudo isso tem a ver com a mordomia.
II. NÓS SOMOS MORDOMOS UNS DOS OUTROS
Em Lucas 12:42 e seguintes, vemos que o mordomo deve supervisionar e cuidar dos outros. Ele deve usar os bens do seu senhor para atender às necessidades dos membros da casa do seu senhor. Isto implica em que, sob o soberano senhorio de Deus, nós devemos usar as coisas de Deus para atender às necessidades dos servos de Deus. O mandamento específico, “dar a tempo a ração," sugere que as necessidades físicas básicas dos servos do Senhor interessem ao Senhor. semelhantemente, nós devemos atender às necessidades dos pobres, dos famintos e doentes deste mundo.
Gálatas

Relacionados