Significado psicossocial da velhice no ciclo da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Significado Psicossocial da Velhice no Ciclo da Vida

A trajetória vital representa a somatória de experiências e vivências, norteadas por valores, metas e modos pessoais de interpretar o mundo. É evidente que a trama dos eventos e das circunstâncias desse percurso, trabalha juntamente com as condições ambientais. Somos, ao mesmo tempo, fruto de influências hereditárias, sociais e culturais,que pontuam nossas opções e filosofia devida. Estudos e pesquisas nesse campo comprovam que podem ocorrer várias “posturas”, que denominei dos 9R, com elenco de possibilidades.

1) Resgate dos valores e modos de viver que não puderam ser até então assumidos; 2) Ruptura com situações e rotinas de vida que tiveram que ser suportadas, por forças das circunstancias e falta de alternativas; 3) Retomadade planos, programas de vida e atividades que precisem ser completados e desdobrados; 4) Ressurgimento de dimensões pessoais como a mistica, artistica, laborativa que ficaram abafadas por um cotidiano dificil e exigente; 5) Restauração de desejos e necessidades que não puderam ser satisfeitos, devido a frustações e obstáculos, tanto externos quanto internos, lembrando aqui que “o homem têm idadede seus desejos”; 6) Retorno de emoções e sentimentos, intensificando sensibilidade e afetividade, estabelecendo vínculos e relações interpessoais; 7) Recaída constantes em estados de depressão e de vazio, ligados à sensação de inutilidade, insegurança e fracasso; 8) Recordação permanente de lembranças passadas, como a única maneira de manter-se vivo, sem tentar a ponte do significado entre opassado, presente e futuro; 9) Reconstrução da identidade pessoal e social com base em novos interesses e motivações, descobrindo criativamente outras facetas de viver e modalidades de prazer.

O importante é que sejam assumidas escolhas pessoais e não fique culpando o demais pela solidão sentida, o abandono em que vive ou pelas dificuldades, economicas ou sociais que surgiram. Experienciasindividuais de desrespeito, negligencia ou abandono são vivenciadas por pessoas acima de 60 anos em diferentes sociedades. A própria mídia é confusa e ambígua na forma como apresenta o idoso na TV, no rádio e em outros meios de comunicação. Perdas como as de entes queridos, do status social e profissional, de um corpo jovem e bonito, de energia vital, da flexibilidade reativa, do entusiasmo pela vidaexistem realmente, entretanto, cabe supera-las por novas conquistas como a de um estado de serenidade ao enfrentar a vida, maior maturidade para compreender os outros, amplianção de sensibilidade em perceber o que é essencial, afetividade e humanismo no convivio social, dedicação à comunidade e descoberta de novas habilidades.

Processos de Envelhecimento – Vivência do Tempo
Envelhecer não éseguir um caminho já traçado mas, pelo contrário, construí-lo, permanentemente. O idoso confronta-se com novos desafios, outras exigências, devendo renunciar a uma certa forma de continuidade, sobretudo biológica, e desenvolver atitudes psicológicas que o levem a superar dificuldades e conflitos integando limites e possibilidades. A velhice como fenômeno não muda a estrutura de personalidade, pode simé acentuar ou amenizar certos traços ou tendencias como aquelas depressivas, paranoicas ou histéricas.

Contradições dos Atuais Mitos do Envelhecimento
 O de um processo cronológico, progressivo e universal, contrastando com a vitalidade presente na vida dos idosos e a singularidade de suas condutas.  O da improdutividade, em desacordo com o desempenho intelectual e profissional de muitaspessoas de idade avançada que influenciam mais a história e a sociedade do que muitos jovens.  O desligamento e ausência de compromisso na vida, quando não é dificil demonstrar a ansia de viver e de participar dos idosos.  O da sensibilidade inexorável, confundindo-se velhice com enfermidade, desmentida pela saúde mental e física, capacidade de aprender e motivação de se atualizar dos mais...
tracking img