Significado dos termos contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Emprestimo a Longo Prazo :

Pode ser caracterizado como dívida que tem maturidade superior a um ano. É obtido junto a uma instituição financeira como um empréstimo a prazo ou através da venda de títulos negociáveis, que são vendidos a um número de credores institucionais e individuais.

Aplicações Financeiras :

É a compra ou o empréstimo de um ativo financeiro que se espera que produzaum retorno financeiro, ou seja, que com o tempo devolva não só o capital investido, mas também uma componente de retorno em excesso, a título de juros, dividendos ou mais-valias, entre outros.

Tributos e Impostos :

Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída por lei e cobrada medianteatividade administrativa plenamente vinculada.
Impostos são valores pagos, realizados em moeda nacional, por pessoas físicas e jurídicas. O valor é arrecadado pelo Estado (governos municipal, estadual e federal) e servem para custear os gastos públicos com saúde, segurança, educação, transporte, cultura, pagamentos de salários de funcionários públicos, etc. O dinheiro arrecadado com impostostambém é usado para investimentos em obras públicas (hospitais, rodovias, hidrelétricas, portos, universidades, etc).

Seguro :

É uma modalidade de transferência de risco na qual o segurador, mediante contrato, se obriga a indenizar o segurado na hipótese de ocorrência de fatos danosos à vida, à saúde, aos direitos ou ao patrimônio do segurado.

CMV :

A apuração do CMV- custo dasmercadorias vendidas está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por vendas realizadas no período.

Nota Promissoria :

Uma nota promissória é um documento que constitui uma promessa incondicional de pagamento. A pessoa que o emite, conhecida como subscritor, compromete-se a pagar a uma segunda pessoa (o beneficiário ou tomador) umacerta quantia de dinheiro num determinado prazo.

Apropriação da Despesa :

Referem-se a pagamentos ou recebimentos antecipados. Ou seja, é um pagamento antecipado por uma despesa que ainda não ocorreu na competência contábil.

Despesa e Receita :

Receitas são todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, porém nem todos são oriundos de vendasou prestação de serviços, como por exemplo: aluguéis, rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.

Despesa é todo o gasto que a empresa precisa ter para obter uma receita, como por exemplo os salários, água, luz, telefone, impostos, aluguéis pagos e etc.

Razonete e Razão :

O razonete deriva do Razão é a representação gráfica denominada Conta "T" ou Razonete "T" ou simplesmenteRazonete. Sua finalidade e de resolver o raciocínio contábil e registrar individualmente cada conta demosntrando os lançamentos.

O razão representa um sistema pelo qual se controla a movimentação ocorrida individualmente em cada conta.

Atos e Fatos :

Atos são eventos, acontecimentos, ocorridos na empresa, que têm por característica não alterar o patrimônio da empresa. São exemplos deAtos Contábeis as garantias, consignações,custódias e cobranças de títulos de terceiros.

Fatos contábeis são ocorrências que têm por efeito a alteração doPatrimônio, seja ela qualitativa, troca de valores entre elementos do patrimônio, bens, direitos ou obrigações ou quantitativa que é alteração do global do patrimônio, aumento ou redução do valor dos bens, direitos e obrigações.

BalançoSocial:

É um mecanismo utilizado pelas empresas para tornarem públicas as suas intenções e compromissos, visando à transparência de suas ações no exercício da responsabilidade social corporativa, trazendo informações qualitativas e quantitativas.

Balanço Patrimonial :

O Balanço Patrimonial é a representação gráfica do patrimônio. No Balanço constam os valores do Ativo, do Passivo e...
tracking img