Significado de galvonoplastia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Significado de Galvanoplastia
s.f. Processo que consiste em depositar, por eletrólise, uma camada de metal sobre um molde cuja reprodução em relevo se quer obter. Esse processo é usado, entre outros fins, para melhorar a aparência dos materiais, para proteger contra a corrosão, e na fabricação de matrizes para impressão ou outras técnicas de reprodução.
http://www.dicio.com.br/galvanoplastia/O que é Galvanoplastia?


Entenda um pouco sobre Galvanoplastia

A galvanoplastia é um tratamento de superfície que consiste em depositar um metal sobre outro, através da redução química ou eletrolítica para proteção, melhor condutividade e melhor capacitação para se soldar sobre a superficie tratada. Outros benefícios do processo são: melhorar a aparência, aglutinar partículas nãocondutoras à camada eletrodepositada, resistência ao atrito e melhorar a dureza superficial, entre outras.
Processo de cromação em ABS
O processo consiste primeiramente em tornar o plástico condutivo para poder metalizá-lo.
Como sabemos os plásticos não são condutivos, para isso é necessário conseguir uma
deposição química de uma camada condutora que servirá de base para as camadas
seguintes,eletrodepositadas. No caso do ABS, o butadieno é oxidado proporcionando o
aparecimento de inúmeros poros na superfície dos plásticos, que servirão de posterior
ancoragem para as soluções ativadoras. Mais adiante as peças seguem para uma camada
de níquel químico, que servirá de base para a eletrodeposição, já que agora podemos
considerá-las condutoras. As demais etapas são as seguintes: cobre ácido,níquel brilhante
e por último, camada de cromo.
http://www.cromacaonakahara.com.br/o-que-e-galvanoplastia.html
Galvoplastia é um processo de blindagem onde os íons de metais em uma solução são levados a partir de um campo elétrico para revestir o elétrodo. O objeto cuja superfície usa o pólo negativo de uma fonte de energia, o cátodo, onde ocorrerá a redução do metal que será depositado nasuperfície, enquanto o metal que sofre a oxidação deve ser ligado a um polo positivo, o ânodo.
No processo, as reações não são espontâneas. É necessário fornecer energia eléctrica para que ocorra a deposição dos elétrons (eletrólise). Trata-se, então, de uma eletrodeposição na qual uma corrente contínua passa pelos eletrodos, fazendo com que o metal que dá o revestimento seja ligado ao polopositivo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Galvanoplastia

Galvanoplastia


Introdução

Galvanoplastia

Este setor é o responsável pela preparação do cilindro forma para que o mesmo possa receber a gravação da imagem a ser impressa.

Definição: galvanizar é a operação de revestimento de uma peça devidamente preparada, com um metal por meio da eletrólise.Preparação dos cilindros
O termo preparação de cilindros na Rotogravura significa a confecção do cilindro para torná-lo apto a receber a gravação. A preparação do cilindro será dividida em duas fazes:
- Construção do cilindro
- Galvanização do cilindro



Construção do cilindro

A grande maioria das indústrias de rotogravura não estão dando grande importância paraa fabricação dos cilindros de ferro que será posteriormente transformado em cilindro-forma.

Devido a má fabricação iremos depois, na impressão, nos defrontar com vários problemas como o de racle, pressão do rolo de borracha e registro entre cores sem que tenhamos possibilidade de executar qualquer correção.

Por este motivo é necessário que tenhamos o máximo de cuidado para que aofim do processo possamos ter a nossa impressora trabalhando sem problemas em relação ao cilindro.

O cilindro de Rotogravura tem como estrutura um tubo de aço ou ferro que pode ser oco ou maciço.
Ao se utilizar o aço teremos uma maior durabilidade que ao se usar ferro, porém com um custo maior.
A sua estrutura oca quando tivermos cilindros de editoria, devido ao seu...
tracking img