Significação do desenho infantil e a percepçao do professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A SIGNIFICAÇÃO DO DESENHO INFANTIL E A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR1
Laís Fernandes de Araújo* Helenice Maria Tavares** RESUMO Os professores da educação infantil conseguem perceber o real sentido dos desenhos das crianças, desenvolvendo assim uma prática docente diferenciada sobre a significação dos rabiscos para a vida escolar infantil? Promovendo uma melhor compreensão sobre o desenho e suaevolução no processo de desenvolvimento infantil. Mediante pesquisa bibliográfica evidenciou-se que o papel do desenho na construção da significação visa a atuação do professor que é fundamental no processo de aprendizagem, zelando pela condição de liberdade de expressão, pois a prática do educador está intimamente ligada ao fracasso ou sucesso da atividade. Palavras-chave: Educação Infantil. Desenho.Percepção do Professor. Significação.

Os professores da educação infantil não conseguem perceber o real sentido dos desenhos infantis e sua importante característica de representar mais o que a criança sabe ou o vê do mundo, interrompendo assim uma conversa com o exterior de forma abrupta, desvalorizando o conhecimento que a mesma já tem ou adquiriu ao longo do processo de construção deaprendizagem. Presenciamos na prática o desconhecimento dessa fase importante para a criança que é o desenho infantil, ela apropria-se desse tipo de linguagem para se comunicar com o mundo, revelando assim as suas expectativas e curiosidades, pois é fato que o desenho é uma das linguagens mais utilizadas pelas crianças ao longo de trajetória escolar e não escolar também. Este trabalho tem por objetivo,promover uma melhor compreensão sobre o desenho e suas evoluções no processo de desenvolvimento infantil, contribuir para a construção do seu conceito e significação no processo cognitivo, reforçar o papel do desenho para o desenvolvimento infantil, evidenciar a importância da atuação do educador no apoio ao processo de ensino aprendizagem. Para a elaboração deste usou-se pesquisa bibliográfica que secaracteriza por:
1

Trabalho apresentado como requisito parcial para conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Católica de Uberlândia. * Graduanda em Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Católica de Uberlândia. E-mail: laisfdaraujo@hotmail.com. ** Professora orientadora do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Católica de Uberlândia. E-mail:tavareshm@netsite.com.br.

A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora que em quase todos os estudos seja exibido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas a partir de fontes bibliográficas. (GIL, 1999, p. 65).

Para refletirmos sobre as propostas curriculares e pedagógicas para a EducaçãoInfantil faz-se necessário compreender historicamente as diferentes representações da infância. Segundo Oliveira (2002) educação pré-escolar institucionalizou na Europa em decorrência das transformações sociais, políticas e econômicas ocorridas, que resultaram na intensificação da urbanização e inserção da mulher no mercado de trabalho gerando a necessidade de instituições com objetivos de assistir acriança, ou seja, com caráter assistencialista. Passados alguns séculos, foi criado na Alemanha, o jardim de infância, que fundamentou pela primeira vez a idéia de educação, posteriormente a pré-escola se expandiu dos Estados Unidos para o mundo até chegar ao Brasil. A autora ressalta que, os primeiros jardins de infância eram públicos, mas antes disso, já haviam surgido no Rio de Janeiro e SãoPaulo sob iniciativas privadas; eles apresentavam caráter educativo e assistencialista que logo fora substituído pela função compensatória, que veio fortalecer a crença que a pré-escola era capaz de suprir as carências, deficiências culturais, lingüísticas e afetivas das crianças de classe econômica baixa. Nas décadas de 70 e 80, o Brasil intensificou seu processo de industrialização que...
tracking img