Sigmund freud e a psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sigmund Freud e a Psicologia
Dezembro de 2012


Introdução

Este trabalho realiza-se no âmbito da unidade curricular de História e Epistemologia da Psicologia, e tem com objetivo compreender, face aos acontecimentos registados historicamente, como o conhecimento, no campo da psicologia, se desenvolveu.
Ao longo deste trabalho irá ser descrito os momentos mais importantes da vidade Sigmund Freud tendo em conta a origem, a estrutura e alguns métodos usados por este. Este trabalho visa também compreender não só quais os conhecimentos obtidos por este como a forma com que ele os obteve.
Sigmund Freud foi um elemento importante para o desenvolvimento da psicologia, uma vez que este contribuiu com a criação de novas teorias e novos métodos ligados à mesma. Conhecido porser o fundador da Psicanalise, caracterizada por ser um método de investigação da mente humana, este surge com um conjunto de teorias sobre o funcionamento mental. O método Psicanalítico de Freud baseava-se na importância do inconsciente ser o meio para a compreensão de comportamentos anormais, e a primeira infância (sexualidade infantil) estar ligada à formação da personalidade. Estes elementosintroduzidos por Freud causaram e ainda causam críticas e rejeições por parte de psicólogos e psiquiatras defensores da abordagem da ciência pura (cientistas de laboratório).





Vivência de Sigmund Freud

Filho de pais judeus, Sigismund Schlomo nasceu em 1856 na pequena vila de Morávia, que na época ainda fazia parte do Império Austro-Húngaro atualmente denominada por Republica Checa.Amália, mãe de Freud era a terceira esposa de um modesto comerciante chamado Jacob Kallamon.
Em 1860, Freud e sua família mudam-se para Viena e passam por um período de extrema pobreza e adaptação uma vez que provinham do estilo feliz e livre da vida do campo (meio rural).
Partidário da Filosofia da Natureza e atraído pelas teorias de Darwin, em 1873, Sigismund Schlomo, entra para aFaculdade de Medicina da Universidade de Viena, onde se destacou por apreciar as pesquisas no laboratório de Neurociências. Em 1877 abreviou o nome para Sigmund Freud, como é conhecido até então. Na época, a formação era importante uma vez que representava a ascensão social ao círculo de vianeses cultos.
Em 1882, Freud, após concluir a sua formação na universidade, começou a trabalhar no HospitalGeral de Viena, abandonando desta forma a pesquisa pura de laboratório. Durante este período ele travou conhecimentos com um neurologista francês, chamado Jean Martin Charcot, experienciando, através dele, pela primeira vez, o conceito da psicanálise. Charcot aplicava a hipnose para estudar a histeria, afirmando que as ideias mórbidas poderiam produzir reações físicas.
Freud começou a consumircocaína em 1884, mesmo ano em que teve o sonho da injeção da Irmã (a analise deste sonho viria a ser publicada mais tarde com na “Interpretação dos Sonhos”).
Em 1886 abre o seu consultório, nele era frequente consultar pacientes neuróticos, nos quais Freud aplicava a hipnose. No mesmo ano casa-se com Martha Bernays, da qual foi noivo durante quatro anos. Mais tarde, em parceria com o médicoJoseph Breuer, o seu principal colaborador, Freud publicou o “Estudo sobre Histeria”, no qual descrevia a teoria das emoções reprimidas, teorizando que estas emoções levariam aos sintomas da histeria, podendo os seus sintomas desaparecer caso o paciente conseguisse expressar as suas emoções.
Em 1896, Sigmund Freud é profundamente afetado com a morte de seu pai. No mesmo ano ele avança pela primeiravez com as noções de aparelho psíquico, do pré-consciente e zonas erógenas envolvidas no sonho. Já em 1897 altera o mesmo conhecimento através da introdução do conceito de “libido”.
Em 1897 fala pela primeira vez da existência da sexualidade infantil, o que gerou diversificadas reações por parte dos outros. Ainda insatisfeito no que diz respeito à hipnose, Freud desenvolveu uma das bases...
tracking img