Siglas da informática

Trabalho de Arquitetura dos Computadores

DMA = Direct Memory Access – Permite o acesso direto à memória do computador sem que seja necessário utilizar a CPU. Empregado nos controladores dearmazenamento, placas de rede, placas de vídeo, entre outros.

CRT = Cathode Ray Tube – Em português significa “Tubo de Raios Catódicos” também conhecido por “Cinescópio” e trata-se de um canhão deelétrons montado na parte de trás do tudo para compor a imagem. Utilizado em telas de monitores e televisões.

RISC = Reduced Instruction Set Computer – Em português significa “Computador com ConjuntoReduzido de Instruções” e consiste em uma arquitetura dos processadores que facilita seu funcionamento, aonde as instruções são mais simples.

ULA = Arithmetic Logic Unit – Unidade Lógica e Aritméticaresponsável pelas somas, subtrações, enfim, toda a parte aritmética em um sistema digital. É praticamente uma grande calculadora.

DDR = Double Data Rate – Trata-se de um tipo de memória aonde aoinvés de armazenar as informações em células, esta armazena em uma espécie de matriz com linhas e colunas, formando assim seu endereço.

EPROM = Erasable Programmable Read-Only Memory – Emportuguês significa “Memória Programável Apagável Somente de Leitura” e sua principal característica é a não perda de seu conteúdo quando desligada.

SATA = Serial AT Attachment – Trata-se de uma tecnologiautilizada em discos rígidos e drives ópticos que transferem os dados em série. Sua transferência é mais rápida do que na tecnologia IDE.

IDE = Integrated Drive Electronics – É a Tecnologia onde ocontrolador está integrado ao drive. Uma das principais vantagens dessa tecnologia é eliminar os problemas de sincronismo causado pela utilização de cabos entre o disco rígido e a controladora.USB = Universal Serial Bus – É o tipo de conexão que nos permite “ligar” e “desligar” algum periférico ao computador de maneira mais fácil e rápida. Além disso, é um padrão universal evitando assim...