Sigheru ban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo








































Alunas: Agnes Carvalho
Disciplina: ARQ 023 – Teoria e História da Arquitetura Contemporânea
Docente: Ana Carolina Bierrenbach


Salvador,
Novembro, 2009

Resenha – Shigeru Ban

BAN, Shigeru. “Arquitetura como responsabilidadesocial”. (entrevista realizada a Ute Woltron e traduzida do alemão por Márcio Campos)



PERAZA, Enrique. Shigeru Ban, arquitecto de urgencias. Disponível no site: Acesso em agosto de 2009.




1. Shigeru Ban

Shigeru Ban nasceu em Tóquio, em 1957. Se formou em arquitetura, trabalhou para Arata Isozaki, continuou estudando, até abrir sua prórpia empresa em 1985. Trabalhou como consultore como professor em diversas universidades. Ele logo no início de sua carreira aprendeu a trabalhar com poucos recursos e, a utilizar materiais leves, que conferem segurança à aqueles que acabam de ver suas casas desabando sobre suas cabeças.
Ban iniciou suas pesquisas com tubos de papelão na década de 80 e a Paper Arbor, de 89, foi seu primeiro projeto utilizando esse material. Ban trata opapelão como uma espécie de “madeira evoluída”, em referência a sua origem. Preocupado com o meio ambiente, defende a reciclagem como uma solução pós-tecnológica e pós industrial e também diz que a arquitetura hoje em dia pouco faz para os mais necessitados, que são muitos e representam um desafio à todos os arquitetos.
Ele desenha pavilhões, casas e tendas emergenciais utilizando esse tipo deestrutura, edifícios de todos os tamanhos, formas e uso. E como se isso não bastasse, os projetos construídos de maneira tradicional são sempre muito detalhados, apesar de parecerem simples.
Apesar de ser reconhecido internacionalmente mais por sua arquitetura de papel, no Japão ele também atua muito com a arquitetura tradicional, e utiliza-se bastante da madeira em suas construções.

Referênciasda biografia:

http://neorama.wordpress.com/2007/07/01/shigeru-ban/
http://en.wikipedia.org/wiki/Shigeru_Ban
http://interiores.zip.net/arch2003-07-01_2003-07-31.html















2. Resenha dos textos

São dois textos referente à Shigeru, que tratam a ele a sua arquitetura de uma maneira bastante similar. No primeiro, temos duas entrevista que o japonês concedeu à revistasestrangeiras, aonde ele trata de todos os assuntos que lhe dizem respeito, principalmente de suas arquiteturas de emergências (ou arquitetura responsável, como a entrevista sugere).
As entrevistas possuem diretrizes semelhantes, e, sendo assim, se completam. Portanto, tratarei delas como se fossem um texto único, em que relatos bastantes interessantes e respostas satisfatórias dividem oespaço com perguntas que visam obter do arquiteto maiores informações à cerca de suas obras em geral e de seus conceitos. E o texto também possui um tom bastante informativo, com uma linguagem simples e clara, e esclarece alguns princípios arquitetônicos de seus projetos. Somos apresentados à um homem aparentemente calmo, em que o sucesso ainda não vitimou, e que, sobretudo, é idealizador de idéiasvárias que só vêem a somar no cenário arquitetônico mundial, principalmente quando o assunto são as construções com os tubos de papel (que são utilizados desde exposições até abrigos temporários). Tais construções, além do fato de serem economicamente atrativas, possuem um tempo de execução mínimo, em que várias pessoas podem trabalhar, e são ecologicamente corretas, pois podem ser utilizados materiaisreciclados, causando assim impactos mínimos ao meio ambiente quando comparadas à construções convencionais. O papel cartão é um material inusitado e exótico, e é portador de possibilidades várias (até abobadas ele já realizou com os tubos, como no Pavilhão do Japão), quando se é sabido a maneira correta da sua utilização.
Ele também é original e simples quando se trata das fundações de seus...
tracking img