Siga seus amigos no winkal!

465 palavras 2 páginas
A realização desse experimento tem como objetivo caracterizar os elementos químicos através dos seus espectros de emissão e relacionar a cor da chama obtida, pelo aquecimento das soluções, com as mudanças de níveis energéticos do átomo, como descrito pela teoria de Bohr.
1. INTRODUÇÃO

Teste de chama é um procedimento usado para testar qualitativamente a presença de certos metais em compostos químicos. Ele envolve a exposição das soluções em uma chama e a observação da cor resultante para cada espectro de emissão.
Ao fornecer certa quantidade de energia a cada elemento (no caso da chama, energia em forma de calor), os elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado.
Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação.
Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível. Assim é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
2. EXPERIMENTO

Primeiramente pegou-se uma haste metálica, que foi aquecida na chama da lamparina para eliminar contaminantes voláteis. Em seguida foi utilizada agua destilada para resfria-la e papel toalha para limpar. O segundo passo foi colocar a haste na solução do cátion, tomando uma pequena porção e levando à chama da lamparina para visualização da cor emitida.
Foi repetida a sequência dos procedimentos acima, analisando cada solução, e anotando para cada um deles a cor obtida e outras observações.

3. EXPERIMENTO

Solução/Sal Sódio Cor Observada Observações
Sódio (NaCl) Amarelo
Lítio (LiCl) Vermelho
Potássio (KCl) Violeta
Cálcio (CaCl2) Alaranjado

Relacionados