Sifonação

Sifonação: É um processo usado para separar as fases da mistura heterogênea sólido/líquido e líquido/líquido.
SIFONAÇÃO
É o processo de transporte de um líquido de um nívelmais alto a outro mais baixo. Você faz um sifão funcionar sugando o líquido para o seu interior. O líquido então flui para o nível inferior porque a pressão é maior naextremidade alta do que na baixa

Decantação e Sifonação: Baseia-se nas propriedades físicas de sólido-líquido (para decantação e sifonação) e líquido-líquido (para o funil dedecantação), mas nem sempre é um dos métodos mais eficientes, porque na maioria das vezes não se consegue obter uma separação completa das substâncias ao utilizar o método desifonação (se for sólido-líquido), porque durante o mesmo pode ocorrer de vir algumas partículas sólidas junto com o líquido. Uma maior eficiência deste processo é observadaquando utilizado em mistura de líquido-líquido, usando para isto o funil de decantação.
-------------------------------------------------
Como fazer uma experiência desifonação?
Por definição, sifonação é o processo de transporte de um líquido de um nível mais alto a outro mais baixo. O sifão funciona sugando o líquido para o seu interior. O líquidoentão flui para o nível inferior porque a pressão é maior na extremidade alta do que na baixa.

Além de ser um método de separação de substâncias líquidas em laboratório, háoutras aplicações no dia-a-dia, pois, por exemplo, é o processo que ocorre quando se usa uma mangueira para retirar combustível do tanque de um automóvel: a pessoa coloca amangueira no tanque, suga até que o combustível venha até a saída da mangueira e, colocando esta extremidade abaixo do nível do tanque, o combustível vai sendo extraído.