Sific

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerações dos computadores

. Ø Geração :
Os Primórdios da Computação
Apesar dos computadores eletrônicos terem efetivamente aparecido somente na década de 40, os fundamentos em que se baseiam remontam a centenas ou até mesmo milhares de anos. Se levarmos em conta que o termo COMPUTAR significa fazer cálculos, contar, efetuar operações aritméticas, COMPUTADOR seria então o mecanismo oumáquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na precisão. Inicialmente o homem utilizou seus próprios dedos para essa tarefa, dando origem ao sistema DECIMAL e aos termos DIGITAL e DIGITO. Para auxílio deste método, eram usados gravetos, contas ou marcas na parede.

O Ábaco
Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de uminstrumento que viesse em auxílio, surgindo assim há cerca de 2.400 anos o ÁBACO. Este era formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes que, de acordo com a sua posição, representava a quantidade a ser trabalhada. O ábaco russo era o mais simples: continha 10 contas, bastando contá-las para obtermos suas quantidades numéricas. O ábaco chinês possuía 2 conjuntos por fio, contendo 5 contasno conjunto das unidades e 2 contas que representavam 5 unidades. A variante do ábaco mais conhecida é o SOROBAN, ábaco japonês simplificado (com 5 contas por fio, agrupadas 4x1), ainda hoje utilizado, sendo que em uso por mãos treinadas continuam eficientes e rápidos para trabalhos mais simples. Esse sistema de contas e fios recebeu o nome de “calculi” pelos romanos, dando origem à palavracálculo.

O Logaritmo e a Régua de Cálculos
Os Bastões de Napier foram criados como auxílio à multiplicação, pelo nobre escocês de Edimburgo, o matemático John Napier (1550-1617), inventor dos logaritmos. Dispositivos semelhantes já vinham sendo usados desde o século XVI mas somente em 1614 foram documentados. Os bastões de Napier eram um conjunto de 9 bastões, um para cada dígito, que transformavama multiplicação de dois números numa soma das tabuadas de cada dígito. Em 1633, um sacerdote inglês chamado William Oughtred, teve a idéia de representar esses logaritmos de Napier em escalas de madeira, marfim ou outro material, chamando-o de CÍRCULOS DE PROPORÇÃO. Este dispositivo originou a conhecida RÉGUA DE CÁLCULOS. Como os logarítmos são representados por traços na régua e sua divisão eproduto são obtidos pela adição e subtração de comprimentos, considera-se como o primeiro computador analógico da história.

Máquinas mecânicas
Máquina de calcular, trata-se do cientista francês Blaise Pascal (1623 – 1662), em cuja honra deuse o nome à linguagem de programação Pascal. Este aparelho, construído em 1642, quando Pascal tinha apenas 19 anos, foi projetado para ajudar seu pai, umcoletor de impostos para o governo francês. Era inteiramente mecânico, utilizava engrenagens e funcionava através de uma manivela operada manualmente.

A máquina de pascal podia apenas subtrair e somar, porém, 30 anos o grande matemático alemão Barão Gottfried Wilhelm Von Leibniz (1646-1716) construiu uma outra máquina mecânica que podia também multiplicar e dividir. De fatp, Leibiniz construiu oequivalente a uma uma calculadora de bolso de quatro funções, três séculos atrás! Assim com o passar dos anos essas máquinas evoluíram para máquinas com mais circuitos e funções que só aumentaram as expectativas de super máquinas em um futuro próximo.

.Os fatos marcantes da geração 0 da computação foi a própria criação dessas máquinas de calcular, facilidade e praticidade em que esses artefatosproporcionaram e pelo fato em que elas entraram na sociedade econômica da população mundial e principalmente militar que levou a criação do primeiro computador.

Máquina de tear.
Novamente na França, Joseph Marie Jacquard, começou a utilizar cartões perfurados, que eram utilizados para controlar as máquinas de tear, sendo assim a primeira máquina programada, com a finalizada de torna-las...
tracking img