SIDN IA Princ Pio Epistemol Gico Das Reas De Conhecimento

1624 palavras 7 páginas
Princípio epistemológico das áreas de conhecimento:
Arte e Educação Física nos Anos Iniciais

A Arte é muito importante na vida das crianças, pois a partir dela, a criança desenvolve sua expressividade, criatividade, seu senso crítico e afetivo, a sensibilidade, percepção, imaginação, e reflexão, através de suas próprias criações ou através da apreciação das formas artísticas produzidas por outros artistas ou colegas, pela natureza e pelas diferentes culturas e historicidade.
“A Arte não representa ou reflete a realidade, ela é realidade percebida de um outro ponto de vista.” (PCN – Arte, 1997, p.28). Assim, é possível concluir que o processo de criação é influenciado por vários fatores como o meio social e cultural, pois são constituintes da história de vida do sujeito criador, do seu modo particular de interação com o mundo em busca da expressividade. A Arte sofre grandes influências do meio em que o criador vive, ou seja, por suas relações com o outro, com a natureza e com o mundo que o cerca.
De acordo com PCN – Arte (1997, p.19) “A Arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como porta de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais.”. Através dela, os sujeitos expressam seu modo de perceber, sentir e articular o significado dos acontecimentos sociais que envolvem os mais diversos indivíduos da sociedade, o que faz com que possamos refletir sobre a realidade em que estamos inseridos, relacionando as produções artísticas com o modo de pensar e agir da sociedade, havendo então, uma compreensão de mundo.
De acordo com a Lei Com a Lei n. 9.394/96, “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (art. 26, §2o). Mas infelizmente, muitas práticas educativas ainda não se configuram desta forma. A Arte propõe que o sujeito busque algo novo, criativo, mas a mera apreciação de grandes obras ainda prevalece à capacidade

Relacionados