Siderurgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI
Aprendizagem Industrial em Processos Siderúrgicos





Situação atual da siderurgia no Brasil e no Mundo





Rodrigo Moreira Barbosa











Ouro Branco
2014
Rodrigo Moreira Barbosa



Situação atual da siderurgia no Brasil e no Mundo





Trabalho apresentado à disciplina de Siderurgia do curso deAprendizagem industrial em Processos Siderúrgicos, como aproveitamento da disciplina.




Instrutor: José Augusto Ribeiro Coelho









Ouro Branco
2014
Resumo

Esse trabalho tem por objetivo traçar um perfil do setor siderúrgico brasileiro nos anos recentes, com base nas transformações no cenário mundial causadas pelo dinamismo sem precedentes de outros países em exclusividadea China.
A produção de aço é um forte indicador do estágio de desenvolvimento econômico de um país. Seu consumo cresce proporcionalmente à construção de edifícios, execução de obras públicas, instalação de meios de comunicação e produção de equipamentos.

Palavras Chave: Siderurgia, Aço, Panorama Brasileiro, História do Aço.





















Sumário

1 Introdução5
2 Siderurgia no Brasil 6
2.1 Produção Siderúrgica 7
2.2 Momento Atual 8
2.3 Desafios 9
2.4 Principais empresas 10
Gerdau: 10
Companhia Siderúrgica Nacional (CSN): 11
Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB): 11
Usiminas: 11
Vallourec: 12
ArcelorMittal: 13
3 Siderurgia no Mundo 14
3.1 Evolução da Siderurgia Mundial 14
3.2 Quadro Geral da Siderurgia Mundial 233.3 Consumo Mundial de Aço 25
4 Conclusão 28
5 Fontes 29










1 Introdução

Siderurgia é a parte da tecnologia metalúrgica que engloba os processos de obtenção de produtos à base de ferro com características de qualidade requeridos pelo mercado consumidor: Industria automobilística, eletrodomésticos, construçãoem geral, química, mecânica, petroquímica e fundições. (Entre outros)
E este trabalho visa passar informações sobre como anda, a siderurgia no Brasil e no Mundo, pois mesmo que já estejamos acostumados com os produtos obtidos nas indústrias Siderúrgicas, o processo é bem complexo e envolve diversos fatores.


























2 Siderurgia no Brasil

Quando as terras brasileiras foram descobertas, as práticas mercantilistasimperavam na Europa. Os portugueses chegaram ao Brasil com a esperança da extração de metais como ouro, prata e bronze. No entanto, nenhum tipo de metal, nem mesmo ferro, foi encontrado em um primeiro momento. Os poucos ferreiros que vieram para o Brasil utilizavam o ferro originário da Europa para produzir os instrumentos usados na lavoura.
Em 1554, o padre jesuíta José de Anchieta relatou, em uminforme ao rei de Portugal, a existência de depósitos de prata e minério de ferro no interior da capitania de São Vicente (atual estado de São Paulo).
Quem primeiro trabalhou na redução desse minério de ferro foi Afonso Sardinha. Em 1587, ele descobriu magnetita na atual região de Sorocaba, no interior de São Paulo, e iniciou a produção de ferro a partir da redução do minério. É a primeirafábrica de ferro que se tem notícia no Brasil. As forjas construídas por Sardinha operaram até a sua morte, em 1616. Após essa data, a siderurgia brasileira entrou em um período de estagnação que durou até o século seguinte.
Foi a descoberta de ouro no atual Estado de Minas Gerais que desencadeou um novo estímulo à siderurgia. Fundições foram abertas para a construção de implementos de ferroutilizados no trabalho das minas.
Contudo, as mesmas práticas mercantilistas que impulsionaram a descoberta de metais em nossas terras fizeram com que a construção de uma indústria siderúrgica brasileira fosse reprimida. A colônia deveria ser explorada ao máximo e comercializar apenas ouro e produtos agrícolas. Portugal chegou a proibir a construção de novas fundições e ordenou a...
tracking img