Siderurgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4
2 HISTORIA DA SIDERURGIA 5
2.1 HISTORIA DA SIDERURGIA NO BRASIL 7
3 RESERVAS 9
3.1 CLASSIFICAÇÃO DAS RESERVAS 9
4 BENEFICIAMENTO 10
4.1 FRAGMENTAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO 11
4.1.1 Fragmentação 11
4.1.2 Classificadores 12
4.2 CONCENTRADORES 14
4.2.1 Separação magnética14
4.3 COQUERIA 14
4.4 SINTERIZAÇÃO E PELOTIZAÇÃO 16
4.4.1 Sinterização 16
4.4.2 Pelotização 17
5 ALTO FORNO 17
6 ACIARIA 19
6.1 ACIARIA A OXIGÊNIO 19
7 CONCLUSÃO 20
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21





TABELA DE FIGURAS


Figura 1 – Forja catalã 6
Figura 2 – Forja catalã com roda d’água 6Figura 3 – Britador de mandíbulas 11
Figura 4 – Moinho de martelos 12
Figura 5 – Peneiras 12
Figura 6 – Hidrociclone 13
Figura 7 – Ciclones 13
Figura 8 – Polia magnética 14
Figura 9 – Esquema do processo de sinterização 16
Figura 10 – Tambor de pelotização 17
Figura 11 – Alto forno 18
Figura 12 – Transformação na aciariaa oxigênio 19





TABELA DE GRÁFICO


Gráfico 1 – Distribuição de minério de ferro no mundo 9





INTRODUÇÃO

Siderurgia é a transformação do minério de ferro em aço, para que esta transformação ocorra o minério de ferro precisa ser extraído da natureza e passar pelos processos de fragmentação, classificação e concentração antes de ser levado para redução, omeio mais comum e o alto forno, devido à facilidade operacional, custo de processo e produtividade.
Para que ocorra essa redução e necessário adicionar um combustível, neste caso é o carvão mineral, que proporciona o calor necessário para a redução e também o carbono que se ligara ao ferro dando origem ao ferro gusa, contendo alto teor de carbono, superior a 6%, o que o torna altamenterígido e quebradiço. Seu uso seria inapropriado para a indústria se não fosse à aciaria, que tem por objetivo retirar o carbono excedente e adicionar elementos de liga dar ao aço padrões indústrias.






HISTORIA DA SIDERURGIA

Há cerca de 4.500 anos, o ferro usado pelo homem era encontrado in natura em meteoritos[1]. Como chegavam pelo espaço, muitos povos consideravam o ferro comouma dádiva dos deuses. Por sua beleza, maleabilidade e por ser de difícil obtenção, era considerado um metal precioso que se destinava, principalmente, ao adorno.
Outros defendem a hipótese de que o homem descobriu o ferro no Período Neolítico (Idade da Pedra Polida), por volta de 6.000 a 4.000 anos a.C. Ele teria surgido por acaso, quando pedras de minério de ferro usadas para protegeruma fogueira se transformavam em bolinhas brilhantes depois de aquecidas.
A partir do momento em que se descobriu como extraí-lo de seu minério o ferro passou a ser usado com mais freqüência a exploração regular de jazidas começou em torno de 1.500 a.C., o ferro difundiu-se por toda bacia do Mediterrâneo. Iniciando a Idade do Ferro que é considerado o fim da pré-história. Aos poucos, asarmas e os utensílios feitos de bronze foram substituídos pelo ferro. Os primeiros utensílios de ferro não se diferenciavam muito dos de cobre e bronze. Mas, aos poucos, novas técnicas foram sendo descobertas, tornando o ferro mais duro e resistente à corrosão.
Na Europa e no Oriente Médio, a Idade do Ferro começou por volta de 1200 a.C.. O uso do ferro promoveu grandes mudanças à agriculturase desenvolveu com rapidez por causa dos novos utensílios fabricados. A confecção de armas mais modernas viabilizou a expansão territorial de diversos povos.
A partir da observação de situações como as das fogueiras do Período Neolítico, os seres humanos descobriram como extrair o ferro de seu minério. O minério de ferro começou a ser aquecido em fornos primitivos (forno de lupa),...
tracking img