Siderurgia ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Estadual da Zona Oeste Curso de Graduação Tecnológica em Processos Metalúrgicos 01 dez 2011



Processos Especiais de Fabricação do Aço



Aciaria a Oxigênio



Equipamentos e Operações Siderúrgicas

PROCESSOS ESPECIAIS DE FABRICAÇÃO DO AÇO  Lingotamento Convencional Lingotamento Contínuo Lingotamento por Refusão de Eletrodo

Siderurgia II - ProcessosEspeciais de Fabricação do Aço - Lingotamento

Lingotamento
O lingotamento é usado na fabricação de metais, transformando material líquido em sólido. Neste processo, o material é resfriado e transformado em lingotes, tarugos, blocos, placas entre outros; que seguem para processo de laminação ou forjaria.

Processos Especiais de Fabricação do Aço

-

Lingotamento ConvencionalLingotamento Convencional

O aço é vazados em lingoteiras de duas formas:
Direto: o aço é vazado diretamente na lingoteira;

Indireto: o aço é vazado num conduto vertical penetrando na lingoteira pela sua base;
É um processo pelo qual o aço fundido é solidificado dentro da lingoteira respeitando um tempo de resfriamento conforme a sua qualidade, tempo esse dividido em duas etapas: Tempo padrão ealternativo, nunca sendo retirado da lingoteira em tempo intermediário, visto que há uma curva de resfriamento a ser respeitada e o não atendimento a este requisito pode implicar em trincas no lingote.

Processos Especiais de Fabricação do Aço

-

Lingotamento Convencional

Lingotamento Convencional

Lingotamento em “garrafas” Usina de Barbanson, MG, 1938

Lingotamento convencionalAlemanha, 2004.

Processos Especiais de Fabricação do Aço

- Lingotamento Contínuo

Lingotamento Contínuo Neste processo o metal fundido é solidificado em um produto semi-acabado no formato de tarugo, bloco ou placa. Foi introduzido em 1950, sucedendo o lingotamento convencional, oferecendo melhores rendimento, qualidade, produtividade e eficiência de custos. A automação industrial permite ummaior controle sobre o processo, gerando uma melhor padronização do produto. O lingotamento continuo é normalmente mais utilizado para aço, mas também pode ser usado para o alumínio e cobre.

Processos Especiais de Fabricação do Aço

- Lingotamento Contínuo

Lingotamento Contínuo
1. Panela 2. Tampão 3. Distribuidor 4. Válvula Submersa 5. Molde 6. Seguimento 7. Desempeno 8. Válvula Submersa9. Nível do Molde 10. Menisco 11. Extração 12. Material Lingotado A. B. C. D. E. Aço Liquido Aço Solidificado Escória Água de refrigeração Material Refratário

Processos Especiais de Fabricação do Aço

- Lingotamento por Refusão de Eletrodo

Lingotamento por Refusão de Eletrodo ESR (Refusão por Escória Eletrocondutora) Sistema eletromecânico, no qual o calor para a refusão ocorre com apassagem de corrente elétrica por meio da escória sintética adicionada. Processo empregado para produtos de alta solicitação, em termos de propriedades mecânicas e isotropia, com baixo nível de inclusões não metálicas. Ao mesmo tempo que atua no aquecimento para a refusão, a escória também promove a remoção de inclusões e excelente dessulfuração. O sistema possui uma lingoteira de cobre refrigerada aágua - que promove a rápida solidificação do metal. O processo ESR gera um lingote com reduzido nível de segregação e uma excelente microestrutura bruta de solidificação.

Processos Especiais de Fabricação do Aço

- Lingotamento por Refusão de Eletrodo

VAR (Refusão a Vácuo) Este equipamento é similar ao ESR. Mas, em vez da escória, utiliza um arco elétrico como fonte de calor e trabalha emuma câmara sob vácuo. Após a refusão, a solidificação é similar à do ESR ocorrendo em um molde refrigerado a água. Os produtos que passam pelo refino por VAR possuem baixo nível de segregação, excelente microestrutura bruta de solidificação, alta isotropia e teores muito baixo de gases dissolvidos.

Sistema ESR

Sistema VAR

Siderurgia II

- Aciaria a Oxigênio

Aciaria a Oxigênio...
tracking img