Sidclay Ferreira Maia - Tardif - resenha: Os professores diante do saber

1495 palavras 6 páginas
ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PPGE/ME FURB
ISSN 1809-0354 v. 6, n. 3, p. 823-830, set./dez. 2011

RESENHA

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis,
RJ: Vozes, 2002.

Sidclay Ferreira Maia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ sidmaia@ufpi.edu.br Tardif, pesquisador e professor canadense de fama internacional, é titular da Universidade de Montreal no Canadá, onde dirige um dos mais importantes centros de pesquisas sobre a profissão docente do mundo.
Graduado em Filosofia e Sociologia, tem seus trabalhos publicados em vários países, inclusive o Brasil. É membro de diversos grupos, comissões e associações de pesquisa envolvendo temas relativos è educação e a profissão professor. Participa regularmente de atividades e debates na comunidade brasileira de educadores diante das reformas do ensino e da escola básica em nosso país. É conhecedor e admirador da obra de Paulo Freire, enaltecendo-a no que tange à valorização do papel do professor como agente de mudanças como intelectual engajado.
Dividido em duas partes distintas, “O saber dos professores em seu trabalho” incluindo 5 ensaios e “O saber dos professores em sua formação” trazendo 3 ensaios, o livro discute os saberes que servem de base aos professores para realizarem seu trabalho em sala de aula. São criticados os enfoques anglo-americanos que reduzem o saber dos professores a processos psicológicos, assim como certas visões européias tecnicistas que alimentam atualmente as abordagens por competência e também se posiciona de forma crítica em relação às concepções sociológicas tradicionais que associam os professores a agentes de reprodução das estruturas sociais dominantes.
Os oito ensaios/capítulos da obra tentam responder a algumas questões que dominam as pesquisas sobre o ensino e o ofício do profissional da

ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PPGE/ME FURB
ISSN 1809-0354 v. 6, n. 3, p. 823-830, set./dez. 2011

832

educação no Brasil e no mundo nas

Relacionados

  • saberes docentes
    1379 palavras | 6 páginas