Sicko

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Prof.Ms. Gerson Heidrich E-mail: psicopiq@usp.br

Psicologia Social
Duas
tendências deterministas delinearam o entendimento do ser humano na psicologia: o biológico (o indivíduo como causa e efeito de si mesmo) e o social (o indivíduo considerado como produto do meio).

Superando esses determinismos, a abordagem Histórico-Cultural ou Sócio-Histórica aponta para a construção do psiquismomediante a interação do indivíduo com a história da sociedade (de forma dialética).
• Olhar voltado para os Arranjos construídos para o bom funcionamento

de uma sociedade.
• Destacam-se como objeto de estudo:

A interação social, a interdependência entre os indivíduos que compõem determinada sociedade e o encontro social (Bock,2005)

conceitos que fundamentam esta perspectiva
PercepçãoSocial = processo motivado por um estímulo que, por sua vez, é significado pelo indivíduo.
• Comunicação = processo que implica a codificação e decodificação de

uma mensagem verbal ou não verbal. A psicologia social estuda “o processo de interdependência e de influência entre as pessoas que se comunicam” (Bock, 2005, p.136).
• Atitude = “informações com forte carga afetiva, que predispõem oindivíduo para uma determinada ação”. Dessa maneira, “nós não tomamos atitudes (comportamento ação), nós desenvolvemos atitudes (crenças, valores, opiniões) em relação aos objetos do meio social” (Bock, 2005, p.137).

Processo de Socialização
• Engajamento do indivíduo nas crenças, nos valores,

nas regras que compõem as significações sociais construídas no sentido de manter o funcionamentosocial mais próximo de certa harmonia.
• Entre a amplitude social e o indivíduo estão os grupos

sociais (entendidos como pequenas organizações de indivíduos com objetivos comuns) que atuam como mediadores dessa socialização.

Papéis Sociais
• Prescritos:

comportamento que se espera determinado indivíduo em determinada posição;

de

• Desempenhado: que pode ou não estar de acordocom o comportamento esperado, isto é, com o que está prescrito socialmente. Favorecem aprendizagem do papel complementar

Nova Psicologia Social
Busca: Romper com o modelo norte-americano pós-guerra que,
com seu método descritivo, preconizava a construção de instrumentos e metodologias de intervenção no sentido de resultados imediatos, contribuindo para a manipulação e massificação social.Aprofundamento na investigação do psiquismo humano. > As relações sociais são base para a constituição do indivíduo a partir da apropriação dos significados culturais construídos pelo próprio homem.

Subjetividade
o mundo objetivo é visto como fator constitutivo da subjetividade do indivíduo. “[…] a subjetividade humana surge do contato entre os homens e dos homens com a Natureza, isto é, essemundo interno que possuímos e suas expressões são construídas nas relações sociais” (Bock,p.141).

IDENTIDADE - “[…] representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio, a partir do conjunto de suas vivências. […] é a síntese pessoal sobre o si-mesmo” (Bock,2005,p.145).

Portanto
• “o homem é um ser social, que constrói a si próprio, ao

mesmo tempo queconstrói, com os outros homens, a sociedade e sua história” (Bock,2005,p146).
• Neste sentido, falamos em Encontro:

relações estabelecidas, criadas, desenvolvidas e transformadas ao longo de um processo dinâmico e contínuo.

Kurt LEWIN – PSICÓLOGO ALEMÃO (1890 – 1947)
O homem social é consciente, inteligente, capaz de representar a realidade do ambiente no qual está inserido. elabora metodologiainvestigação –ação (action-research), buscando investigar o grupo em sua dinâmica. Lewin deu importância às percepções, motivações, avaliações e maneiras dos sujeitos se relacionarem socialmente (Gestalt).

Dinâmica de Grupo
-Novo membro no grupo proporciona mudanças, alterando equilíbrios; -Quanto mais atrativo o grupo, maior a pressão sobre os membros. -Grupo surge mediante dificuldades em...
tracking img