Sibi usp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são o SIBiUSP e o SibiNet?
SIBiUSP é o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo, que oferece prioritariamente suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão de docentes, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da USP. O SIBiUSP integra 43 bibliotecas de faculdades distribuídas em seis campi universitários, com acervo total de mais de 6 milhões devolumes.
SibiNet é o portal que dá acesso a todo o corpo de informações gerido pelas bibliotecas da Universidade, por meio de consultas diretas aos acervos das bibliotecas e a bases de dados de publicações externas. O portal está aberto a qualquer leitor, permitindo a democratização do conhecimento que já está à disposição a toda a comunidade USP. Alguns serviços, entretanto, são restritos àcomunidade USP.

Missão, Visão e Valores
Missão
Promover o acesso e incentivar o uso e a geração da informação, contribuindo para a excelência do ensino, pesquisa e extensão, em todas as áreas do conhecimento, com a utilização eficaz dos recursos públicos.
Visão
Consolidar sistema de gestão até 2012.
Valores
Manter o compromisso com a democratização do acesso à informação de forma equitativa,respeitando a ética, os valores humanos e a sustentabilidade.


A História do SIBiUSP
Algumas das bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP) existem antes mesmo de sua fundação, em 1934, como as das Faculdades de Direito, Medicina, Farmácia e Odontologia e da Escola Politécnica. Com o desenvolvimento da instituição ao longo dos anos, novas bibliotecas foram instaladas junto às escolas efaculdades, institutos especializados e hospital universitário, totalizando hoje 43.
O aumento no número de bibliotecas suscitou a criação de um sistema que integrasse todos os acervos numa base única e que desse apoio a todas. O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP) foi então instituído em 08 de julho de 1981 (por meio da Resolução da Reitoria número 2.226). O SIBiUSPincorporou as atribuições da antiga Divisão de Bibliotecas e Documentação e iniciou as suas próprias atividades em março de 1982.
Os acervos bibliográficos atingem hoje aproximadamente 6 milhões de volumes, distribuídos em 71 pontos de atendimento, espalhados pelos seis “campi” da USP. O material oferece suporte necessário às atividades de ensino (200 cursos de graduação, 271 de Mestrado e 255de Doutorado) e de pesquisa (cerca de 5.000 teses e 27.000 trabalhos publicados/ano). Assim, os produtos/serviços oferecidos são destinados prioritariamente aos 4.970 docentes/pesquisadores e 76.000 alunos (graduação e pós-graduação) e às atividades de extensão à comunidade.

Estrutura
Vinculação Sistêmica do SIBiUSP

[pic]

Conselho Supervisor
Integram o Conselho Supervisor do SIBiUSP:seis professores da USP, dois bibliotecários, diretores de bibliotecas eleitos entre seus pares, e o bibliotecário diretor do Departamento Técnico do SIBiUSP. Cabe ao Conselho Supervisor apreciar os assuntos referentes às atividades que constituem a finalidade do SIBiUSP. A composição atual é a seguinte:
• Prof. Dr. Pedro Luis Puntoni (Presidente) (Currículo Lattes)
• Prof. Dr. FernandoHenrique de Oliveira Iazzetta (Currículo Lattes)
• Prof. Dr. Caetano Traina Junior (Currículo Lattes)
• Profa. Dra. Regina Melo Silveira  (Currículo Lattes)
• Prof. Dr. Hussam El Dine Zaher (Currículo Lattes)
• Prof. Dr. Chao Lung Wen (Currículo Lattes)
• Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira (Diretora Técnica do SIBiUSP) (Currículo Lattes)
• Bibliotecária MariaImaculada Cardoso Sampaio (Currículo Lattes)
• Bibliotecária Dina Elisabete Uliana

Departamento Técnico
Departamento Técnico do SIBiUSP coordena, junto às bibliotecas, as atividades sistêmicas de informação na USP, como suporte ao ensino e à pesquisa, por meio de programas cooperativos e de racionalização, que exigem definição de padrões procedimentos. O Departamento Técnico gerencia as...
tracking img