Siatema linfatico

1254 palavras 6 páginas
Matéria publicada no Observatório da Educação (www.observatoriodaeducação.org.br)

Matriculas na EJA têm queda no ensino fundamental e crescem no ensino médio

Sex, 03 de Abril de 2009
[pic]O Censo Escolar 2008, divulgado pelo Ministério da Educação, aponta estabilidade no número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA): - 0,8% em relação a 2007. As regiões que tiveram queda foram: Sul, - 5,5%; Norte, -5%; e Nordeste, -2,4%. No Sudeste, as matrículas cresceram 3%; e no Centro-Oeste, 1,8%.

Os dados diferem se compararmos os níveis da EJA: no ensino fundamental, queda de 2,1%, enquanto no médio houve aumento de 2%. Em números absolutos, o crescimento no ensino médio não corresponde às perdas no fundamental. Neste, há uma queda de 71.792 matrículas. No primeiro, acréscimo de 31.878.

Impressiona a diminuição de alunos no ensino fundamental num contexto de suposta geração de milhões de egressos do programa Brasil Alfabetizado. A tendência seria a continuação dos estudos nesse nível de ensino.

Houve ainda aumento relativo das matrículas em cursos não-presenciais. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Reynaldo Fernandes, chama a atenção para o fato de que o aumento nesses cursos não ocorreu só na EJA. “No próximo Censo precisamos ver se isso é uma tendência. Neste caso, será preciso olhar com mais calma quem são esses alunos, o que está acontecendo com os programas de EJA e como são os cursos”, entende, As diferenças no comportamento das matrículas entre estados também chamam a atenção. Alguns apresentam forte crescimento nos números, outros acentuada queda. Mas a redução no ensino fundamental é constante e quase generalizada.

Dirigentes educacionais ainda não arriscam uma resposta para essa queda, apenas ressaltam que a dificuldade maior é atrair o público de idade mais avançada. “Os números surpreenderam a gente. Estamos realizando um estudo para saber por que caiu. Não dá para

Relacionados

  • Anatomia Do Sistema Sseo E S Ntese De C Lulas Sangu Neas
    3542 palavras | 15 páginas