Show de thruman resumo

8402 palavras 34 páginas
GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 21, pp.

135 - 147,

2007

NOS LABIRINTOS DE UMA GEOGRAFIA ANTI-HISTÓRICA TRUMAN, O SHOW DA VIDA**
Sérgio Martins*

RESUMO: A partir do filme Truman, o show da vida o autor discute a relação entre (re)produção do espaço e vida cotidiana, buscando esclarecer as (im)possibilidades de criação numa totalidade espaço-temporal aparentemente fechada PALAVRAS-CHAVE: Urbanização; vida cotidiana; cinema. ABSTRACT:

Based on the movie The Truman Show, the author discusses the relation between the (re)production of space and everyday life, searching to explain the (im)possibilities of creation in an apparently closed time-space totality.
KEY-WORDS: Urbanization, everyday life, cinema.

“ Contam-nos, não sei exatamente onde, a respeito de um Rei do Egito (Psammitichus era seu nome, creio eu) que, pensando redescobrir a origem perdida da linguagem, arranjou para criar, em um local isolado, duas crianças separadas, desde o momento do nascimento, de todo contato com o resto da humanidade. Não se conseguiu tirar, creio, nenhuma grande lição desse experimento. Uma casa de inspeção à qual tivesse se destinado um conjunto de crianças desde seu nascimento permitiria uma quantidade suficiente de experimentos que seriam bem mais interessantes.” (Jeremy Bentham. O Panóptico; ou, A Casa de Inspeção) “ miséria da vida cotidiana atinge o ápice A ao pôr-se em cena na tela.” (Raoul Vaneigem. A arte de viver para as novas gerações)
*Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: segiomartins@ufmg.br Este texto, há muito prometido para estudantes que freqüentaram minhas aulas de Geografia Urbana desde 1999, chegou a ser esboçado em 2004, quando ministrei a disciplina “ cidade, o urbano e o cinema” Por conta de inúmeras e incontroláveis circunstâncias da vida (não só A . acadêmica), somente o retirei da letargia em que se encontrava em janeiro de 2007, quando

Relacionados

  • A segunda morte de deus
    4297 palavras | 18 páginas
  • apostila curso escrita criativa
    42772 palavras | 172 páginas
  • Televisão e vídeo
    24386 palavras | 98 páginas