Short Paper's Metodologia Científica

4515 palavras 19 páginas
UNIGRENDAL PREMIUM CORPORATE
CURSO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – EAD

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Cientifica (Livro Metodologia da Pesquisa)
Acadêmico (a): Raphael de Andrade Ribeiro

O QUE É PESQUISA?

O presente estudo visa em sua forma mais simples e direta explicar o que vem a ser pesquisa e qual sua importância para os atuais dias.
Já não é de hoje que o homem tem como necessidade básica, desbravar o mundo que o cerca para dominá-lo. E só é possível ter domínio de algo quando o conhecemos. É a partir dessa perspectiva que o homem deu inicio ao ato de pesquisar, de se questionar e obter uma resposta para seus questionamentos.
A pesquisa em si, é um ato de investigação. Não existe pesquisa sem uma problemática ou uma resposta a ser solucionada. O fundamento da pesquisa é ampliar o conhecimento do homem nas mais diversas áreas possíveis. Porém, deve sempre se ter como pensamento inicial que toda pesquisa deve ter em seu embasamento evidências (concretas) que comprovem sua argumentação para a solução de seu questionamento.
Em uma analise geral, uma pesquisa pode ser elaborada de duas formas: pode ser de forma qualitativa ou de forma quantitativa.
Dentro do meio educacional que o foto de nosso mestrado, a pesquisa se torna presente em todo momento, de forma qualitativa. Ela tem por objetivo analisar o modo como as pessoas se comportam e por conseqüência, seus relacionamentos no âmbito educacional. Nessa perspectiva, as experiências individuais e coletivas são levadas em conta a todo o momento. É interessante destacar, que o pesquisar do meio qualitativo tem contato direto com o objeto de seu estudo (pessoas). Dados são levantados através de entrevistas, observações diretas, analise de documentos (textos). Apesar de a pesquisa qualitativa estar mais presente no meio educacional, a pesquisa quantitativa deve ser levada em conta, afinal ela tem como objetivo analisar dados concretos (números e dados) e por meio deles testar hipóteses,

Relacionados

  • MATEMÁTICA: HEROÍNA OU VILÃ DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO 6º ANO
    14292 palavras | 58 páginas
  • LIVRO MTA
    291251 palavras | 1166 páginas
  • Dissertação
    52238 palavras | 209 páginas
  • Narrativa Poesia Cinema 1
    126028 palavras | 505 páginas