Shopping a céu aberto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

PROJETO APLICATIVO:
SHOPPING A CÉU ABERTO

Autora: Flávia Aló

MUNICÍPIO DE MACAÉ

2006

[pic]

PROJETO

SHOPPING A CÉU ABERTO

Autora: Flávia Aló
Secretaria Municipal de Indústria, Comércio,
Desenvolvimento e Energia

Setembro de 2006

SUMÁRIO

Pág.

03 – Resumo
04 – Palavras-Chave
05 – Introdução – Visão Geral e Justificativa
07 –Fundamentação Teórica
09 – Objetivo
10 – Procedimento
11 – Resultados Esperados
13 – Conclusão
14 - Bibliografia

RESUMO

O Projeto para implantação de Shopping a Céu Aberto no calçadão da Avenida Rui Barbosa tem por objetivo a requalificação e conseqüente fortalecimento do comércio de rua, visando atrair o consumidor que possui renda acima de 10 salários mínimos, e que não consomeno Município em função da pouca oferta de bens e serviços no comércio local.

PALAVRAS-CHAVE

• Requalificação
• Fortalecimento
• Comércio
• Modernidade
• Shopping a Céu Aberto
• Segurança
• Conforto
• Lazer
• Parceria
• Comprometimento
• Associativismo
• Desenvolvimento
• Sustentabilidade

INTRODUÇÃO – VISÃO GERAL EJUSTIFICATIVA

Tradicionalmente, os centros comerciais dos municípios desenvolvem-se, no decorrer dos anos, em torno da principal atividade da cidade e em função de suas características, tais como porto fluvial (escoamento de cana-de-açúcar) e marítimo/pesqueiro – caso de Macaé com a Avenida Rui Barbosa, antiga Rua Direita. Como exemplo também podemos citar o município do Rio de Janeiro – Avenida RioBranco e transversais. Com o início do ciclo do petróleo há uma tendência de urbanização dispersa, com o desenvolvimento do comércio de bairros. Mas o coração terciário de Macaé permanece neste antigo centro e ruas transversais, para ele acorrendo o maior fluxo de consumidores locais e de municípios vizinhos.

Em dezembro de 2003 foi inaugurado o calçamento da Avenida Rui Barbosa, entre asruas Silva Jardim e Conde de Araruama, abrindo a possibilidade de desenvolvimento de um Shopping a Céu Aberto, conceito moderno aplicado com sucesso em diversos segmentos do comércio em vários países (principalmente na Europa: Barcelona e Londres; e nos Estados Unidos: Nova York, São Francisco e Miami, onde áreas exclusivas para pedestres significaram aumento de até 40% no volume de negócios) eno Brasil (Rua dos Biquínis, em Cabo Frio/RJ; Shopping a Céu Aberto de Nova Iguaçú/RJ; Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo/RJ; Shopping da Rua Tereza, em Petrópolis/RJ). O significativo aumento no volume de vendas por si só justifica a importância de um Projeto Aplicativo sobre este tema. Mas:

. as crescentes exigências do público consumidor, grande beneficiado com este projeto, que passa adispor de mais conforto, variedade de produtos, segurança, dentre outras:

. a revitalização do centro da cidade, proporcionando ao comércio “largar na frente”, haja vista o interesse iminente de grandes empresários em instalar shoppings centers no município;

. a necessidade de atrair e fidelizar para o comércio local os consumidores de maior poder aquisitivo da cidade, que realizam suas comprasem shoppings centers do Rio de Janeiro;

. inserir o comércio no projeto do desenvolvimento sustentável, contribuindo de forma efetiva para a solução deste desafio enfrentado pelo Governo Municipal, que visa garantir a sustentabilidade local na era pós-petróleo.

Na área de abrangência para implantação do Shopping a Céu Aberto, encontramos os seguintes ramos de atividade: confecçõesfemininas, masculinas e infantis; móveis; eletrodomésticos; calçados; cama, mesa e banho; alimentação; farmácias, perfumarias e cosméticos; presentes; decoração; óticas; acessórios e bijuterias; telefonia celular. Algumas franquias de relevante sucesso encontram-se instaladas na área, com possibilidades reais de expansão, em função da próxima Feira Estadual de Franchising acontecer em Macaé, no...
tracking img