Shiro kuramata - sing, sing, sing

Páginas: 3 (737 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2012
No desenrolar da unidade curricular de Teoria do Design, integrante no primeiro ano de licenciatura de Design do Produto, leccionada pelo docente Dr. Ermanno Aparo, foi-nos proposto a realização deum Abstract que consiste na descrição da cadeira “Sing, Sing, Sing” do designer japonês Shiro Kuramata.
A cadeira Sing, Sing, Sing, foi concebida por Shiro Kuramata em 1985 e foi produzida nessemesmo ano pela empresa Terada Tekkojo, ltd, continuando a ser produzida pela mesma até aos dias de hoje. No entanto, é também produzida pela XO-Design e editada por Philippe Starck.
Relativamente aosmateriais utilizados na cadeira, esta é feita de malha de aço banhado a níquel e estrutura em aço tubular. A escolha da malha de material é escolhida propositadamente, até porque desta forma, Kuramataconsegue criar “jogos ópticos”, tal como afirma do designer Peter Dormer. (DORMER, Peter, 1998:51)*. No entanto, a cadeira Sing, Sing, Sing não é a única a ter esta linguagem. A poltrona “How High TheMoon” (1986) também e realizada com os mesmos materiais, assim como a mesa “Twilight Time” (1986) em que as pernas da mesma são feitas em malha e aço.
Shiro Kuramata é considerado o “maior e maisinfluente designer do Japão moderno” (DIETZ; Monninger, 1994:65)*, Ele é “um verdadeiro poeta criativo, adiciona elementos surreais e minimalistas da Bahaus Modernista Ocidental e adapta-as à sua maneiraoriental de pensar. (…)” (DIETZ; Monninger, 1994:65)*, Por isso mesmo, os seus objectos feitos de metal quase transparentes “parecem flutuar. Deixam fluir o poder imaginativo e sensorial e apresentampercepções sinestésicas da sociedade pós industrial em design.” (DIETZ; Monninger, 1994:65)*
O autor mostra-nos assim um grande estímulo criativo e a sua grande paixão pela liberdade de uma estéticaflutuante como podemos verificar nos seus objectos. Desta forma, consideramos a cadeira Sing, Sing, Sing como um objecto poético. “Kuramata era capaz de expressar um sentido altamente refinado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sings
  • Sing writing
  • Sing rapariga loura
  • Sing and learn
  • «You'll be the reason, I'll be uneven, Covered in glass and lying on the floor, You'll be the brightest star in...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!