Shigeo shingo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“ SHIGEO SHINGO”

Planeamento Empresarial


O trabalho consiste na análise do trabalho de Shigeo Shingo e na apresentação dos seus principais aspectos científicos, no âmbito da disciplina Planeamento Empresarial. Vou fazer uma pequena apresentação do autor e em seguida farei o desenvolvimento sobre o SMED e Poka-Yoke, os principais aspectos deste autor.
Nascido em Saga City – Japão, a 8de Janeiro de 1909, Shigeo Shingo, formado em Engenharia Industrial, foi um dos grandes líderes desenvolvedores do Sistema Toyota de Produção, é autor de 14 livros relacionados ao ganho de produtividade e melhoria da qualidade e prática em prol dos resultados para a empresa. Shingo prestou consultoria a várias empresas tais como Yamaha, Mazda, Hitachi, Sony e Olympus no Japão e Pegout na França.O uso de seus métodos pela companhia americana Ormak Industries levou ao aumento da produtividade e redução dos defeitos e dos stocks. Em sua homenagem foi criado o Prémio Shingo, que reconhece as organizações que usam estratégias e práticas de produção para alcançar resultados reconhecidos mundialmente. Em 14 de Novembro de 1990, aos 81 anos o “génio da engenharia” faleceu.
O Dr. Shigeo Shingofoi um dos maiores contribuidores para as práticas de produção moderna. Ao aplicar a sua experiência e experiência no campo da engenharia industrial, foi capaz de proporcionar uma melhor forma de vida para operadores e para as empresas. As suas teorias ganharam reputação através dos resultados na produção entre as empresas que implementaram estas técnicas.

SMED
Com o objectivo de facilitar aprodução em pequenos lotes, reduzir os stocks e consequentemente, eliminar os desperdícios de tempo não produtivo na Toyota Motor Company, Shigeo Shingo foi contratado como consultor, em 1969, por Taiichi Ohno para desenvolver o conceito de redução de setup nas prensas de 1000T. Nascia então nessa altura, o conceito SMED (single minute exchange of dies) que além de ser uma sigla é também uma meta eleva ao praticante desta metodologia ir à procura da perfeição.
O SMED, desenvolvido por Shingo, é um conceito genuinamente japonês, de fácil compreensão, que foi desenvolvido e aperfeiçoado durante 19 anos. Impulsionado pelo Sistema Toyota de Produção, o SMED foi fortemente divulgado pelo mundo da Engenharia Industrial.
Todo o conceito de SMED, começa com a definição do tempo de setup queneste caso é definido como o intervalo de tempo entre a última peça boa do lote “A” até a primeira peça boa do lote “B” e a metodologia SMED de Shingo consiste em 4 fases distintas, são elas:
1. Fase preliminar onde não há a se operação do setup interno do externo;
2. Separação do setup interno do externo;
3. Conversão do setup interno em externo;
4. Racionalização das actividades da operação;Shingo definiu o SMED como: “[...] abordagem científica para redução do setup, que pode ser aplicada em qualquer fábrica ou equipamento” (SHINGO, 1985).

POKA- YOKE
Em 1961, Shingo desenvolveu o sistema Poka-Yoke, este sistema utiliza um plano ou um método de trabalho que impede a ocorrência de defeitos. Embora este método tenha sido desenvolvido para fábricas, tem também aplicação na parteadministrativa, serviço a clientes e outros sistemas não fabris. A ideia básica é parar o processo sempre que ocorre um defeito, definir a causa e impedir que a sua fonte volte a ocorrer. O plano Poka-Yoke, confere 100% de inspecção durante o processo, quando a prevenção ainda é possível e não depois de ocorrer o defeito, quando já é tarde demais.

“Uma metodologia (ferramenta) para alcançar oDefeito Zero e eliminar a necessidade de inspeções de Controle de Qualidade”
Os princípios básicos:
- Evitar o erro, antes que produza o defeito.
- Utilizar técnicas e dispositivos simples e de baixo custo.
- Liberar o operador para tarefas que agregam valor.
* Livro: “Poka Yoke” autor: Hiroyuki Hirano

O método pode ser dividido nas seguintes fases.
* Detecção: busca identificar o erro...
tracking img