Shigella spp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
sSHIGELLA SPP./SIGUELOSES | |
1. Descrição da doença - doença bacteriana aguda que envolve o intestino delgado, conhecida como disenteria bacilar. Caracteriza-se por dor abdominal e cólicas,diarréia com sangue, pus ou muco; febre, vômitos e tenesmo. Em alguns casos a diarréia pode ser líquida. Geralmente, trata-se de infecção auto-limitada, durando de 4 a 7 dias. Em crianças jovens, convulsãopode ser uma complicação grave. As infecções graves estão associadas a uma ulceração da mucosa, com sangramento retal e dramática desidratação. Algumas cepas são responsáveis por uma taxa de letalidadede 10 a 15% e produzem uma enterotoxina tipo Shiga (semelhante à verotoxina da E. coli O157:H7), podendo causar a síndrome hemolítico-urêmica (SHU), a Doença de Reiter e artrite reativa. A doseinfectiva é cerca de 10 células dependendo das condições de saúde do hospedeiro e idade.

2. Agente etiológico - Shigella spp.: Shigella sonnei, Shigella boydii, Shigella flexneri e Shigella dysenteriae.É um gram-negativo, tipo bacilo, não mótil, e não formador de esporos.

3. Ocorrência - distribuição mundial. Estima-se que shiguelose é responsável por cerca de 600.000 mortes no mundo; cerca dedois terços dos casos e a maioria de mortes ocorre em crianças menores de 10 anos de idade. Ocorre em locais com precárias condições de higiene e problemas de saneamento básico; é endêmica em países emdesenvolvimento e de clima tropical, especialmente, as espécies S. sonnei e S. dysenteriae. No estado de São Paulo, 2 a 5% dos surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos/Água notificados ao CVE sãopor Shigella envolvendo em média, 300 pessoas por ano.

4. Reservatório - o principal reservatório são os seres humanos. Raramente ocorre em animais, tendo sido descritos surtos prolongados emprimatas tais como macacos e chimpanzés.
5. Período de incubação - de 12 a 50 horas, em média de 1a 3 dias, e cerca de 1 semana para a S. dysenteriae 1.

6. Modo de transmissão - via fecal-oral....
tracking img