SHIFTING LANDMARKS PROPERTY; PROOF, AND DISPUTE IN CATALONIA AROUND THE YEAR 1000

26627 palavras 107 páginas
Nome: Tamiris Melo Pereira e Roniery Rodrigues Machado
Matéria: Teoria Geral do Direito Agrário
Prof: Maria Cristina Vidotte
Data: 10/04/2015

TERCEIRA SESSÃO
LIVRO: SHIFTING LANDMARKS PROPERTY; PROOF, AND DISPUTE IN CATALONIA AROUND THE YEAR 1000
AUTOR: JEFFREY A. BOWMAN
Sobre o autor:
Jeffrey A. Bowman se juntou ao departamento de história em 1997. Leciona cursos relacionados com a Europa e o Mediterrâneo entre 300 e 1500 dC, a história da Espanha e de Portugal, narrativas medievais de viagem e comida. Seus interesses de pesquisa estão em três áreas: (1) Iberia eo Mediterrâneo a partir de Antiguidade Tardia à volta do ano 1200 dC, (2) a lei e os conflitos no mundo pré-moderno, e (3) santidade, hagiografia, e o culto aos santos. Atualmente, ele está perseguindo dois projetos de pesquisa. A primeira examina mulheres que administravam justiça (na sua maioria condessas e viscondessas) na Europa entre 800 e 1200 dC. A segunda, culto e da comunidade no início de Espanha medieval, explora a interpenetração de ritual e política.
Fichamento:
Durante o primeiro trimestre do século XI, Viscondesa Guisla de Conflent controlou vastas propriedades nos Pirineus Orientais. Ela morreu em 1025, deixando doações generosas de bens terrestres e moveis para a sua família.
De especial interese entre as propriedades controladas pela Viscondessa, estava Lintia, próxima ao vale do rio Tet. A vila, de nome Aiguatèbia, teve durante décadas dentre os principais investimentos da dinastia "vicecomital". Nos anos seguintes a morte da Viscondessa, os "dizimos - títulos" de Aiguatèbia foram disputados acirradamente - uma de muitas maneiras típicas de disputas de propriedade na região.Os disputantes eram os dois filhos da Viscondessa Guisla: Bispo Ermengol e sua irma Geriberga. Geriberga e seu marido afirmaram que a priori a Viscondessa tinha vendido a eles o "dizimo - títulos" de Aiguatèbia, logo Hermengol afirmava que os "dízimos - títulos" pertenciam a ele por direito.
Em setembro de 1027,

Relacionados