SHIATSU - HISTÓRIA E ORIGEM

952 palavras 4 páginas
Shiatsu - História e origem
O Shiatsu é uma técnica terapêutica japonesa e faz parte da Medicina Oriental, teve sua origem na China.
Nos tempos antigos na China o médico não era pago para tratar as pessoas doentes, mas sim para mantê-las saudáveis. O sistema de saúde era preventivo. Os tratamentos eram feitos regularmente para evitar e prevenir as doenças.
Na Tradicional Medicina Chinesa havia vários métodos terapêuticos, os mais utilizados em diferentes épocas eram:
1- A Acupuntura: tratamento com inserção de agulhas nos pontos localizados nos meridianos.

2- A Medicina Fitoterápica: são receitados chás e remédios à base de plantas e ervas medicinais.

3- A Moxabustão: tratamento que utiliza o aquecimento dos pontos vitais, tsubos, a aplicação localizada do calor através da queima da erva Artemísia (Artemísia Vulgaris) em cone diretamente na pele ou em bastão com aplicação indireta.
A pele possui receptores distintos para cada tipo de estímulo externo que são transmitidos ao cérebro pelas fibras nervosas, no caso da moxabustão são evocados os receptores térmicos, corpúsculo de Krause, os corpúsculos de Ruffini e as vias termo analgésicas.

Indireta Direta

4- O Tao Yinn: significa (Puxar e guiar ) um sistema de exercícios voltados para a saúde, combinavam auto-massagem e movimentos para desintoxicar e rejuvenescer. Atualmente chamado de Do-in

Todos estes métodos terapêuticos foram levados ao Japão pelos chineses. Os japoneses adaptaram em sua vida muitos elementos da cultura chinesa, o shiatsu foi um desses elementos.
O Tao Yinn associado a outras técnicas deu origem a uma massagem chamada Anma, que por sua vez, deu origem ao shiatsu.

5- Anmá : É a base do Shiatsu. Utiliza os mesmos caminhos de energia que percorrem o corpo. É uma massagem mais suave que o Shiatsu e enfatiza o relaxamento muscular. Por isso , é amais indicado para pessoas com estresse físico e idosos.

Relacionados