Sheraton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Ficha da empresa
O Hotel Sheraton Porto & SPA, com a classificação de 5 estrelas, pertence à cadeia internacional de hotéis Starwood. O hotel é propriedade da empresa portuguesa MAROPE, tendo a sua gestão sido entregue à Starwood.
O Hotel Sheraton Porto & SPA oferece como serviço principal 266 quartos, divididos por categorias, categorias essas quese pretende que se adequem da melhor forma ao perfil e às necessidades dos seus clientes. Como serviços complementares ao serviço de quartos, possui o Restaurante Porto Novo, o Piano Bar New Yorker e um moderno serviço de SPA – Massagem e Relaxamento, serviço este que é pioneiro na área.
A marca Sheraton presta um serviço de elevada qualidade e oferece uma extensa gama de equipamentos e salasadequadas para reuniões e congressos, disponíveis em luxuosas condições para fazer face às reais necessidades de clientes que se prevêem exigentes como sejam homens de negócios e executivos. Os segmentos alvos são os grupos corporativos, os homens de negócios e os grupos de lazer.

Organograma

Variáveis do Ambiente

Clientes
Apesar de existirem alternativas sem acréscimode custos ao Hotel Sheraton, o poder dos clientes é reduzido visto que a lealdade que os clientes têm ao hotel é forte e o poder da marca Sheraton é grande, sendo que as margens elevadas que são cobradas reflectem esse reduzido poder dos clientes.
Fornecedores
Visto não haver concentração de fornecedores no sector hoteleiro o poder dos fornecedores é bastante reduzido apesar da Sheratonter necessidades bem específicas e privilegiar relações duradouras e de confiança com os seus fornecedores. O custo de mudança é baixo devido a grande quantidade de fornecedores disponíveis, e ao número limitado de hotéis concorrentes directos da Sheraton. Podemos assim concluir que não existindo possibilidade de integrar a jusante, os fornecedores tem grandemente reduzido o seu poder negocial.Concorrentes
Devido ao grande investimento inicial necessário os capitais investidos demoram a ser rentabilizados e daqui facilmente se percebe que poucos serão os potenciais concorrentes credíveis com capacidade para entrar neste mercado tão cerrado e com uma liderança tão competitiva. É de salientar que as multinacionais do sector já se encontram presentes em Portugal e na zonaNorte o que por si só torna anda mais complicada a entrada de possíveis concorrentes. A Sheraton detém através da sua marca um forte elemento dissuasor que permite deter potenciais novos concorrentes que facilmente percebem que devido à saturação do mercado e segurança na liderança ser-lhes-á complicado vingar neste meio. De notar ainda, e no seguimento do que foi referido em cima, que existe umagrande estabilidade ao nível das entradas (poucas) de novos hotéis neste segmento.

Factores Ecológicos
Preocupações ambientais: ex: uso de matérias recicláveis
Factores Políticos e Legais
Estabilidade politica e possível retoma económica
Introdução lei anti-tabaco
Factores Económicos
A actividade económica deverá registar um ligeiroabrandamento em 2007 e 2008, reflectindo as perspectivas mundiais, nomeadamente o afrouxamento previsto nos Estados Unidos sede do grupo Starwood.
Portugal: previsão de crescimento do PIB e da Actividade Económica
Inflação permaneceu estável
Elevado nível de desemprego
Factores Sócio-Culturais
Estilo de vida cada vez mais consumista
Hiato entre pobres e ricosFactores Tecnológicos
Inovações ao nível de transportes, comunicação, informática e internet
O sistema empresa
Entradas
Materiais: bens alimentares, produtos de higiene e limpeza, roupas (lençóis, toalhas...), consumíveis de jardinagem e produtos cosméticos de apoio ao SPA;
Capital: receitas dos clientes e eventuais subsídios;
Mão-de-obra qualificada (208...
tracking img