Shdiuhuisd

21150 palavras 85 páginas
Biologia e Geologia 12 de Outubro de 2010 Planeta Terra Contributos para o seu conhecimento _____________________________________________________________________________

Objectivos y y y

Compreender a importância da aplicação de métodos indirectos no estudo da estrutura interna da Terra. Conhecer algumas características de diferentes corpos do Sistema Solar. Relacionar o planeta Terra com outros astros do Universo, nomeadamente com os do Sistema Solar.

O planeta Terra, visto do espaço, apresenta uma forma esférica, de tom azul brilhante envolvia num manto de nuvens brancas. Devido às condições excepcionais que apresenta, o planeta Terra é o único planeta conhecido com vida. A superfície terrestre apresenta condições especiais de temperatura que lhe permitem que água possa coexistir nos três estados: Liquido, Sólido e Gasoso. Apesar de toda a tecnologia disponível, o Homem na actualidade ainda possui um conhecimento bastante limitado. Para o conhecimento actual, contribuíram: y y y

A observação e estudo da superfície visível Exploração de jazigos minerais efectuadas em minas e escavações Sondagens abertura de furos para retirar colunas completas de terra, algumas camadas dizem respeito a milhões de anos de história. Considerado um meio bastante eficaz.

Actualmente as perfurações petrolíferas atingem cerca de 2000m de profundidade. Os furos que ultrapassam os 1500 m designam-se por furos ultraprofundos. As perfurações envolvem bastante complexidade, não só a nível económico como técnico, pois as temperaturas no interior da Terra são bastante elevadas e o material corre o risco de se danificar.

Figura 1 Corte da Terra

Como podemos observar na Figura 1, a Terra divide-se em várias camadas: crosta, manto e núcleo. A camada mais superficial a crosta representa sensivelmente a parte que é possível estudar através das perfurações, pois a partir daí as temperaturas já são demasiado elevadas.

Como estudar o interior da Terra sem recorrer a

Relacionados