shbbd

2330 palavras 10 páginas
BATERIA DE EXERCÍCIOS SOBRE ILUMINISMO – HISTÓRIA – 8º ANO

1. Analise as afirmações abaixo sobre o Iluminismo e assinale a única alternativa incorreta.

a) Muitas das ideias propostas pelos filósofos iluministas são, hoje, elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental.

b) O pensamento iluminista caracterizou-se pelo destaque dado à razão, entendida como própria da condição humana.

c) Diversos pensadores iluministas conferiram uma importância central à educação enquanto instrumento promotor da civilização.

d) A filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito incontestável de todo ser humano.

e) O Iluminismo constituiu-se importante instrumento político das monarquias absolutas.

2. Responder à questão com base nas afirmativas sobre o Iluminismo, a revolução intelectual que se efetivou na Europa, no século XVIII.

I. As ideias iluministas surgiram como resposta a problemas concretos enfrentados pela burguesia, como, por exemplo, a intervenção do Estado na economia, que impunha limites à expansão dos negócios empreendidos por essa camada social.

II. As bases do pensamento iluminista - o racionalismo, o liberalismo e o desenvolvimento do pensamento científico - foram estabelecidas a partir das ideias de pensadores do século XVII, como René Descartes, John Locke e Isaac Newton.

III. Os iluministas, em suas obras, criticavam os resquícios feudais, como a servidão, assim como o regime absolutista e o mercantilismo, que limitavam o direito à propriedade.

IV. A filosofia iluminista incentivava a influência da Igreja Católica sobre a sociedade, principalmente no âmbito da educação e da cultura, o que resultou no aumento do poder político da Igreja, pela emergência da Teoria do Direito Divino.

Estão corretas apenas:

a) I e II.

b) I e IV.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.

3. Igualdade social, liberdade de pensamento, ação e soberania popular são manifestações do Iluminismo, que

Relacionados