Shantala e Banho de Balde no RN

1604 palavras 7 páginas
SHANTALA
A prática de massagear bebês originou-se no sul da Índia, em uma região chamada Kerala e foi transmitida à população pelos monges, tornando-se, posteriormente, uma tradição repassada de mãe para filha. Em meados de 1970, a Shantala foi trazida ao ocidente pelo obstetra francês Frederick Leboyer, que observou, em Calcutá-Índia, uma mãe massageando seu bebê. Encantado com o vigor e a beleza dos movimentos, batizou a sequência da massagem com o nome da mulher que a realizava.
A massagem Shantala é um sistema cuja sequência estimula automaticamente vários pontos, de tal forma que se consegue influenciar beneficamente todos os órgãos do corpo de uma criança, harmonizando-os ou ativando-os.
A Shantala, enquanto toque terapêutico proporciona a estimulação cutânea e o desenvolvimento psicomotor da criança. O toque estimula a pele, que, por sua vez, produz enzimas necessárias à síntese proteica. Ocorre também a produção de substâncias que ativam a diferenciação de linfócitos T, responsáveis pela imunidade celular. Ainda em termos biológicos, diminui os níveis das catecolaminas (epinefrina, norepinefrina e cortisol) e ativa a produção de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pelas sensações de alegria e de bem estar.
Como consequência, a criança relaxa, o sono fica mais calmo e mais resistente a barulhos externos, a amamentação é facilitada, a ocorrência de cólicas diminui e o vínculo mãe e filho é ampliado.
É uma técnica de massagem em bebês, composta de vinte e um movimentos, realizados no corpo nu do bebê, que fica sobre o colo da mãe. E, além dos benefícios físicos que uma massagem proporciona a Shantala ainda pode provocar momentos de paz, amor e ternura, promovendo também o equilíbrio energético entre o bebê e o universo.

Em relatos com as mães que praticam o método, observaram as crianças mais tranquilas, com melhoras na qualidade do sono, amamentação mais facilitada, diminuição nas ocorrências de cólicas, apresentavam mais alegre e

Relacionados

  • A importância da afetividade na estimulação psicomotora na criança até um ano.
    5839 palavras | 24 páginas
  • Natação
    81726 palavras | 327 páginas